Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Prefeito Arlei e Secretários Municipais participam de Audiência Pública no Hotel Alpina de Teresópolis

Prefeito Arlei e Secretários Municipais participam de Audiência Pública


Foi a segunda audiência promovida pela associação das vítimas da tragédia

Teresópolis, 25 de novembro de 2011 - Na tarde da última quinta-feira, 24, aconteceu no centro de convenções do Hotel Alpina mais uma Audiência Pública promovida pela AVIT (Associação das Vítimas das Chuvas do dia 12 de Janeiro em Teresópolis). O objetivo foi ouvir as demandas das pessoas atingidas pela tragédia e avaliar o que está sendo realizado para a recuperação das áreas afetadas pela calamidade. Participaram da audiência, que foi presidida pelo Deputado Estadual Nilton Salomão, o Prefeito Arlei, acompanhado de Secretários de sua equipe de governo, representantes de entidades, e o Vereador Mandinho. Ainda fizeram parte da mesa as representantes da Casa Civil Estadual, Maria Gabriela Bessa e Maria Célia Vasconcelos. 

O público aplaudiu a chegada do Prefeito Arlei, e o Deputado Nilton Salomão elogiou a disponibilidade do governo atual em participar da Audiência Pública. “Gostaria de registrar a sensibilidade do Prefeito Arlei em estar nesta reunião. No governo passado não tivemos a presença do Executivo. Parabéns ao Prefeito Arlei e aos Secretários presentes”, afirmou Salomão

Agradecendo a presença de todos e ao Deputado Nilton Salomão por estar presidindo a Audiência Pública, o Prefeito fez alguns esclarecimentos. “O Secretário de Saúde está autorizado a alugar um imóvel para que seja destinado a atender as vítimas das chuvas. Vocês terão todo atendimento necessário. Tivemos também uma reunião com o Hospital das Clínicas, e o repasse será maior para que tenha melhorias no atendimento”. Arlei também se colocou à disposição de todos. “Estou sempre à disposição para ajudar no que for preciso e vou fazer o possível para a recuperação da nossa cidade”, completou. 

Os principais assuntos tratados foram aluguel social e construção das casas populares. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos componentes da mesa, que responderam a todos os questionamentos durante a audiência pública. A Secretária Executiva da Casa Civil, Maria Célia, explanou sobre o Aluguel Social e afirmou que o benefício foi uma conquista para as vítimas. “Nós temos que valorizar o aluguel social, e priorizar quem precisa de verdade”. E ainda completou: “Foi publicado no Diário Oficial do Estado esta semana, pelo Governador Sérgio Cabral, que o aluguel social na Região Serrana terá mais doze meses de vigência, que é o tempo para as casas serem construídas”, ressaltou Maria Célia.

Maria Célia ainda divulgou dados relativos ao aluguel social, informando que, apesar do dinheiro já ter sido liberado, existem 140 famílias que estão cadastradas e ainda não foram receber. “Essas famílias precisam se regularizar para não perder o benefício” explicou. Já a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Graça Granito, também afirmou que os aluguéis pagos pela Prefeitura Municipal também serão prorrogados até dezembro do próximo ano. “Hoje o município está pagando 662 aluguéis sociais com recursos próprios. Essas pessoas podem ficar tranqüilas, pois também irão receber o benefício até o próximo ano”, esclareceu a Secretária Graça.

Maria Gabriela, representante da Casa Civil do Estado, falou sobre as negociações entre o Estado e as vítimas que perderam suas casas na tragédia. Essas pessoas podem optar por receber indenização do Governo Estadual, se inscrever no programa de moradia popular ou se cadastrar no programa de compra assistida.“Para que a negociação seja feita é necessário que a Defesa Civil já tenha ido até o imóvel e feito a demarcação. É importante ressaltar que as famílias não são obrigadas a escolher o tipo de negociação na hora da reunião. A pessoa pode pensar e voltar quantas vezes quiser ao escritório, até tomar uma decisão definitiva”, esclareceu. O escritório para negociações fica na Rua Governador Portela, 80, no Vale do Paraíso. O telefone para informações é 2742-6983.

O Presidente da AVIT, Joel Caldeira, agradeceu a presença de todos os participantes e destacou a importância do poder público dar suporte às vítimas da tragédia que eram inquilinos. “Agradeço a cada um de vocês que compareceu a audiência. A grande vitória do evento é a participação da população. Queremos que o Estado dê atenção às vítimas que eram inquilinos. Eles precisam ser amparados pelo Estado. Precisamos dessa resposta”, afirmou.

Após as demandas do público, o Subsecretário Estadual de Obras, Vicente Loureiro, realizou uma palestra sobre a construção das casas populares. O projeto de construção das casas populares em Teresópolis é intitulado ‘Chamamento Urbano’. “Nas cidades maiores, como Teresópolis, foi escolhido o conjunto habitacional familiar, que são os apartamentos. Além da infraestrutura, também daremos a estrutura social que toda comunidade precisa”. O subsecretário também afirmou que o prazo para início das obras é março do próximo ano.

Texto: Carol Asthine
Foto: Marco Aurélio Santos e Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis


Cobertura Terê Total:

Nenhum comentário:

Postar um comentário