Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Prefeitura de Teresópolis promove ação de combate à dengue

Prefeitura promove ação de combate à dengue


Teresópolis, 17 de novembro de 2011 – Para lembrar o Dia Nacional de Combate à Dengue, a Prefeitura montou, na Praça Baltasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, no Centro, uma ação de conscientização e sensibilização sobre o tema. No local estão sendo apresentados vídeos educativos e distribuídos material informativo sobre como prevenir a proliferação da doença no município. A ação se estenderá até sábado, dia 19, sempre das 10 às 16 horas.

Em Teresópolis foram encontrados focos do mosquito aedes aegypti em três bairros: Tijuca, Vale do Paraíso e Barra do Imbuí. Segundo Eveline Brasil, Coordenadora do Programa da Dengue no município, a Secretaria de Saúde tem percorrido pontos estratégicos da cidade como praças, borracharias e ferros velhos a fim de combater a dengue. “A prevenção é o melhor a ser feito para se combater a dengue. Queremos mobilizar a população e ensiná-la a evitar a doença”, disse.

Como evitar a dengue

Combater a dengue é uma tarefa que deve ser realizada diariamente. Como o mosquito aedes aegypti se reproduz onde há água parada, é necessário eliminar todos os objetos que podem acumular água e evitar que o mosquito se reproduza.

Como se prevenir:

- Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água

- Mantenha a caixa d’água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa d’água

- Encha de areia até a borda os pratos das plantas ou lave-os semanalmente com escova

- Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão, uma vez por semana

- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas

- Vire todas as garrafas com a boca para baixo, evitando que acumule água dentro delas

- Lave por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa

- Não deixe água acumulada sobre a laje

- Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais

- Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água

- Lave semanalmente por dentro os tanques utilizados para armazenar água

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, é possível interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos. O número de casos de dengue em 2012 deve ser elevado com a chegada do vírus 4, pois a maioria dos brasileiros não têm defesa contra esse tipo de vírus.

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Um comentário:

  1. A cidade é composta por vários bairros e a Secretaria de Saúde deveria dar atenção aos bairros,casas e sítios abandonados como no Parque do Imbuí,Caleme,Inconha,Posse,Campo Grande, Granja Florestal,Salaco e outros. Lá existem, visivelmente, caixas dágua, piscinas, latas, garrafas,etc.Que tarefa difícil para esses agentes de saúde que mal conhecem todo o município,vielas e ruas,e encontrarão casas destruidas, abandonadas, soterradas desde a tragédia de 12 de janeiro,que não foram demolidas ou já estão servindo de foco de doença.Agora vem a chuva intensa!O que faremos com o lixo deixado nas beiradas das ruas, terrenos baldios(ninguém quer recolher!)O combate é contra a dengue mais muitos RATOS passeiam por la´e a população ainda contribui com mais lixo.

    ResponderExcluir