Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Secretária de Educação de Teresópolis recebe Cônsul do Japão em solenidade na Escola Municipal Sakurá


Secretária de Educação recebe Cônsul do Japão em solenidade na Escola Municipal Sakurá
Secretária de Educação Neli Pampillón com o Cônsul do Japão Hajime Kimura, o Presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, Akioshi Shikada, o presidente do Teresópolis Nikkei Club, Mitsuaki Muriani e a diretora da Escola Municipal Sakurá. Solange Dias da Silva

Teresópolis, 8 de novembro de 2011 - Com o objetivo de estreitar os laços de amizade entre a Escola Municipal Sakurá e a comunidade japonesa, que colaborou com a Prefeitura na construção do prédio escolar, na última sexta-feira, 4, a Secretaria Municipal de Educação, o Teresópolis Nikkey Club, o Consulado Japonês, a Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira do Estado do Rio de Janeiro e toda comunidade escolar incluindo alunos, professores, equipe diretiva e funcionários, participaram da homenagem ao senhor Kenji Shimizu, um dos beneméritos da escola. Na mesma data também aconteceu o encerramento do projeto “Construindo o saber”, em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

A Secretária Municipal de Educação, professora Neli Pampillón, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da contribuição da Colônia Japonesa para criação da Escola Municipal Sakurá, agradecer a presença dos ilustres representantes do Consulado Japonês e reiterar os laços de amizade entre os dois países. “A colônia japonesa sempre teve uma efetiva participação na construção do nosso município e precisamos, cada vez mais, reforçar esses laços. Principalmente na educação, onde o Sakurá tem, no Japão, a escola Akasaka de Fukuoka como co-irmã, graças ao empenho do homenageado de hoje, o senhor Kenji Shimizu”, lembrou a Secretária.

O Cônsul Japonês, Hajime Kimura, agradeceu o convite para a solenidade e se colocou à disposição para a construção de um intercâmbio entre a Escola Sakurá e o Consulado Japonês, seja através de projetos culturais, educativos ou até mesmo bolsas de estudo no Japão. “Não conhecia a bela história da Escola Sakurá, mas espero que possamos manter viva essa amizade tão bonita realizando vários projetos aqui”, disse Hajime.

Os filhos e netos de Kenji Shimizu, presentes ao evento, descerraram a placa comemorativa com o nome do benemérito, e o significado e a história da escola foram evocados por Mitsuaki Muriani, presidente do Teresópolis Nikkei Club. “O nome Sakurá foi escolhido pelo seu significado: Flor de Cerejeira, que é a mais pura manifestação de beleza da cultura japonesa. Sakurá é associado ao samurai, cuja vida é tão efêmera quanto a flor”, explicou Mitsuaki.

Construindo o saber

Logo em seguida à solenidade de homenagem, aconteceu a culminância do projeto ‘Construindo o saber’. Parceria entre a Escola Municipal Sakurá, UFRJ e FAPERJ, busca construir o conhecimento, educando os alunos e os preparando para serem cidadãos críticos e conscientes do mundo onde estão inseridos, sem, entretanto, deixar de lado o conhecimento específico que cada disciplina pode proporcionar aos estudantes.

O objetivo central dos voluntários do projeto é formar agentes de transformação social capazes de multiplicar os benefícios sociais e de se tornarem exemplos de superação, cidadania e valores. Esse ciclo, quando concluído, potencializa os resultados do projeto, pois cumpre com os objetivos da organização de contribuir de forma estrutural para a transformação social.

Na exposição montada pelos alunos, maquetes, brinquedos, teatro, modelos e cartazes mostram os primeiros resultados do projeto que auxilia muito na absorção do conhecimento e na transformação dos alunos em agentes do seu próprio saber.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário