Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Simulação do Sistema de Alerta e Alarme de Chuvas em Teresópolis teve a participação de 1.531 pessoas na Granja Florestal e Coreia

Simulação do Sistema de Alerta e Alarme de Chuvas teve a participação de 1.531 pessoas na Granja Florestal e Coreia


Teresópolis, 28 de novembro de 2011 – A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, realizou neste domingo, 27, nos bairros Granja Florestal e Coreia, o exercício simulado sobre o funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme do município. A ação contou com a participação de 1.531 pessoas, sendo: 996 na Coreia e 535 na Granja Florestal. 


Durante a ação, as sirenes instaladas nas comunidades foram acionadas, solicitando que os moradores saíssem de suas casas e se dirigissem aos pontos de apoio pré-determinados pela Defesa Civil. Cinco grupos, coordenados cada um por um líder comunitário, seguiram pelos bairros explicando como funciona o simulado e convidando os moradores a participar. O exercício aconteceu simultaneamente nas duas comunidades e foi aprovado pelos moradores da Coreia. “Este trabalho é um benefício para a população. Se não fosse assim, nós não saberíamos se estamos em área de risco ou não”, afirmou Almir José, 64 anos.

Os moradores da Granja Florestal também reconheceram a importância da ação. “Este simulado é muito importante para a nossa comunidade. Precisamos ser orientados, para em caso de fortes chuvas, saber como agir”, ressaltou Wanderlei Severiano, 42 anos.

Após as sirenes tocarem, durante o simulado, os moradores desceram para os pontos de apoio, e um membro de cada família participante preencheu uma ficha com o número de moradores da casa, informando se há deficientes ou idosos, para a contabilidade da ação. Cada participante recebeu uma camisa do NUDEC (Núcleo Comunitário de Defesa Civil).

O sistema de alerta consiste em um conjunto de sirenes instaladas em localidades consideradas de risco. Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, foram treinados para agir em casos de alerta. Por meio de aparelhos celulares eles serão avisados quando as chuvas atingirem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, serão responsáveis por conduzir os moradores aos locais seguros.

Segundo o Coronel Roberto Silva, Secretário de Defesa Civil de Teresópolis, a iniciativa superou as expectativas. “Apesar do dia chuvoso, os moradores entenderam a importância do simulado e participaram em grande número. Ficamos muito satisfeitos com a conscientização dos moradores”, comentou o Coronel.

As comunidades do Fischer, Vale da Revolta, Rosário, Perpétuo e Caleme foram as primeiras a receber o simulado, no dia 13 de novembro. O exercício do Sistema de Alerta e Alarme contou com o apoio do Governo do Estado, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, grupo de Rádio Amadores e dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil).

Texto: Carol Asthine
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário