Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Simulado do Sistema de Alerta e Alarme acontece no próximo domingo, 13 em Teresópolis

Simulado do Sistema de Alerta e Alarme acontece no próximo domingo, 13


Treinamento ocorre em cinco comunidades simultaneamente


Teresópolis, 8 de novembro de 2011 – A Prefeitura de Teresópolis realiza no próximo domingo, dia 13, a partir das 10 horas, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, o simulado sobre o funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme instalado em cinco comunidades do município.

O exercício conta com o apoio do Governo do Estado, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, grupo de Rádio Amadores e dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil). Na ocasião, as sirenes instaladas nas comunidades serão acionadas, solicitando que os moradores saiam de suas casas e se dirijam para os pontos de apoio pré-determinados pela Defesa Civil.

Agentes da Defesa Civil Municipal, oficiais da Defesa Civil Estadual e membros dos NUDECs fizeram um trabalho de divulgação da ação nas localidades, no último sábado, 5. “Estivemos no Rosário, Perpétuo, Caleme, Vale da Revolta e Fischer para conscientizar os moradores sobre a importância da participação deles no simulado do funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme. Além disso, durante toda esta semana, nossos agentes continuam percorrendo as comunidades para intensificar a divulgação da ação”, frisou o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva.

O sistema de alerta consiste em um conjunto de sirenes instaladas em localidades consideradas de risco. Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, foram treinados para agir em casos de alerta. Eles receberão aparelhos celulares por meio dos quais serão avisados quando as chuvas atingirem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, serão responsáveis por conduzir os moradores aos locais seguros.

Outras cinco comunidades do município serão beneficiadas com a instalação do sistema de alarme. São elas: Coreia, Corta Vento, Granja Florestal, Quinta Lebrão e Fonte Santa. As comunidades foram selecionadas pelo DRM (Departamento de Recursos Minerais), conforme grau de riscos de deslizamentos. Há ainda a possibilidade de ampliar o número de comunidades atendidas pelo programa. 

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Divulgação Defesa Civil
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário