Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Teresópolis recebe o Circuito Profissional Pro Hill de Mountain Bike

Teresópolis recebe o Circuito Profissional Pro Hill de Mountain Bike

Diego Knob, participante da competição, em prova de Downhill disputada no início do ano
Evento faz parte do calendário nacional de esportes de aventura

Teresópolis. 23 de novembro de 2011 - Teresópolis recebe de sexta a domingo, dias 25, 26 e 27 de novembro, o Circuito Profissional Pro Hill de Mountain Bike. O evento consiste em duas provas: Downhill e Cross Country Maratona (XCM). Os participantes percorrerão os bairros Quinta da Barra, Posse e Cascata do Imbuí, na cidade, e as localidades de Arrieiro e Santana, no interior.

A competição, que tem o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Esportes e Lazer, Turismo, Saúde e de Segurança Pública, coloca Teresópolis no calendário nacional dos esportes de aventura, uma vez que o circuito é realizado em diversas cidades do País que possuem as condições ideais para a realização das provas.

Ilustrando o nível de importância do evento em âmbito nacional, o Circuito terá a presença da atleta Luana Oliveira (KHS), de São Paulo, na categoria Elite Pro Feminina do Downhill, e do campeão brasileiro de Downhill 2011, Wallace Miranda, o que caracteriza a movimentação turístico-esportiva da cidade. 

“Acredito que a realização desse circuito irá contribuir, e muito, para devolver ao nosso município a sua identidade desportiva, abrindo espaço para os nossos atletas e favorecendo divisas para o turismo e a nossa economia. Tudo isso somente vem acontecendo porque temos o apoio do nosso Prefeito”, ressalta o Secretário de Esportes e Lazer, Demerval Casemiro.

O evento também busca a participação de atletas teresopolitanos e da Região Serrana. O atleta petropolitano Diego Knob confirmou presença. “Minha expectativa é a melhor possível. A pista é muito rápida e técnica, e está localizada relativamente perto de Petrópolis, o que é uma vantagem para os atletas locais pelas condições climáticas. Além do mais, a competição trará pilotos de alto nível, como Wallace Miranda, e também um atleta de Portugal, o Marco Fidalgo”, disse Knob, que não será o único atleta da equipe Knob Racing a participar do Circuito Profissional Pro Hill de Mountain Bike. Também disputarão as provas Gabriel Moraes, João Sorriso e Christian Ferreira.

Provas do Circuito Profissional Pro Hill de Mountain Bike

Downhill - A descida de montanha contra-relógio é uma das provas mais velozes e, portanto, a mais técnica do mountain bike. Com aproximadamente 2 km, o percurso inclui pedras, raízes, drops, saltos enormes, curvas e muitos desafios para o atleta. Considerado um dos esportes mais radicais do mundo, o Downhill é também um dos mais bonitos. Bicicletas super resistentes e com dupla suspensão podem resistir às técnicas descidas e as piores trilhas.

Cross Country Maratona (XCM) - O Cross Country acontecerá no formato Maratona, em um percurso com, no mínimo, 50km de extensão em estradas predominantemente de terra dentro das especificações e categorias da União Ciclística Internacional (UCI). A resistência e o desafio fazem parte do XCM, que possui muitos adeptos no mundo, principalmente no Brasil. A bicicleta ideal é a Hard Tail, ou seja, sem amortecedor traseiro e com até 29 marchas as bikes podem encarar as diversas subidas técnicas do XCM. 

Texto: Heliny Quintanilha
Foto: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário