Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Governo do Estado apresenta Sistema de Alerta de Cheias de Teresópolis



Governo do Estado apresenta Sistema de Alerta de Cheias de Teresópolis


Município contará com seis estações de medida da intensidade das chuvas nas cabeceiras dos rios

Teresópolis, 14 de dezembro de 201 – Com o objetivo de apresentar o andamento da implantação do programa Sistema de Alerta de Cheias em Teresópolis, que mede a intensidade das chuvas nas cabeceiras dos rios e a capacidade de vazão dos cursos d’água, o Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a Presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, estiveram em Teresópolis nesta quarta-feira, 14.

O programa Limpa Rio, que atua na dragagem, desobstrução e limpeza dos rios no município, também esteve em pauta. Além disso, foi realizado um fórum de debates sobre a recuperação das áreas atingidas pelo temporal de janeiro.

O Prefeito Arlei agradeceu o apoio do Governo Estadual no trabalho de recuperação do município após o temporal de 12 de janeiro. “Quero fazer um agradecimento especial ao Governo do Estado pela ajuda durante todo esse processo de recuperação da nossa cidade. Há 15 dias, chegaram mais máquinas para auxiliar nos serviços. No momento, essas máquinas estão em Santa Rita”, afirmou o Prefeito, informando que nesta quinta-feira, 15, irá a Nova Friburgo para a assinatura da prorrogação, até dezembro de 2012, do pagamento do Aluguel Social para as famílias atingidas pelo temporal.

Na ocasião, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, pontuou o trabalho realizado pela Prefeitura, em parcerias com o Governo Estadual e outras instâncias da sociedade civil, como a implantação do Plano Municipal de Gerenciamento de Crise da Defesa Civil e do Sistema de Alerta e Alarme. O Coronel enalteceu a participação da população nos treinamentos sobre o funcionamento do Sistema.

O Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, também frisou a relevância de as comunidades aderirem aos exercícios do Sistema de Alerta e Alarme e defendeu a criação de parques fluviais na cidade. “Além de proteger os rios, os parques fluviais podem funcionar como ferramenta de turismo, lazer e educação ambiental”, afirmou. Minc destacou ainda a importância de programas de habitação, como o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, para evitar que pessoas se instalem em áreas de risco. 

A Presidente do Inea, Marilene Ramos, fez um balanço sobre as ações emergenciais executadas, como dragagem dos rios assoreados e vistorias e dimensionamento de seções hidráulicas das pontes danificadas, e elencou projetos em andamento. Está sendo implantando o Programa de Controle de Inundações e ampliado o Sistema de Alerta de Cheias. Além disso, estão no cronograma obras de controle de inundações e recuperação ambiental e o Sistema de Prevenção e Gerenciamento de Desastres do Estado do Rio.

“O Governo Federal aprovou os projetos que apresentamos e já liberou recursos na ordem de R$ 50 milhões para a primeira fase da reconstrução, que inclui construção de barragens e proteção de taludes nos rios Príncipe, Imbuí e Paquequer”, comunicou Marilene Ramos, comentando que o edital de licitação para contratação das empresas que vão executar os serviços deve ser lançado na próxima semana e que, além disso, há outros projetos que serão incluídos no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

O encontro contou com a presença de Secretários Municipais, Vereadores, líderes comunitários, representantes do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Movimento Nossa Teresópolis, Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Rotary Club. A promotora de Justiça Anaísa Malhardes, do Ministério Público Estadual, e o comandante do 16º GBM, tenente-coronel Flávio Castro, também participaram do evento.

Ao final das apresentações, houve um debate no qual representantes de várias comunidades puderam fazer seus questionamentos sobre as ações de recuperação de suas localidades. Questões relacionadas à Defesa Civil foram respondidas pelo Secretário da pasta, Coronel Roberto Silva, e pela Gerente de Projetos do Inea, Maria Alice Ferreira. O Ouvidor Municipal Luiz Carregal anotou as demandas, que serão encaminhadas para as secretarias pertinentes.

Sistema de Alerta de Cheias

Composto por estações pluviométricas, que medem a intensidade das chuvas nas cabeceiras dos rios, e pluviofluviométricas, que medem a capacidade de vazão dos cursos d’água, o sistema funciona 24 horas, todos os dias da semana, monitorando e transmitindo alertas a cada 15 minutos sobre as condições do tempo e de aumento do nível d’água dos rios para o Centro de Controle Operacional do Inea.

Em Teresópolis, o sistema terá ao todo seis estações, sendo que cinco já estão funcionando (Caleme, Comary, Fonte Santa, Meudon e Prata) e os dados podem ser consultados no site do Inea, http://inea.infoper.net/inea/. A previsão é de que o sistema seja ampliado para o interior do município.

O engenheiro hidrólogo do Inea, Luiz Paulo Souza Viana, falou sobre a instalação do Sistema de Alerta de Cheias em Teresópolis. “O Sistema foi criado com o objetivo de informar autoridades e a população quanto à possibilidade de chuvas intensas e de inundações”, explicou o engenheiro hidrólogo. A meteorologista do Inea, Priscila Luz Barcellos, explicou as diferenças entre previsão e observação de chuvas intensas.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário