Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Teresópolis possui várias áreas consideradas de risco-No Mapeamento Geológico de Risco Iminente nos Municípios Fluminenses realizado pelo DRM existem 32 mil pessoas expostas aos riscos de desabamento e deslizamento

Governo do Estado lança plano de prevenção em áreas de risco


Sistema de Alerta e Alarme será instalado em mais municípios

Teresópolis, 29 de dezembro de 2011 – O Governo do Estado apresentou, nesta quarta-feira, 28, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, o plano de prevenção Somando Forças para Morar Seguro a 31 municípios que apresentam áreas de risco de deslizamento de encostas com a ocorrência de chuvas nesta época do ano. Essas áreas foram mapeadas ao longo de todo o ano de 2011 e um relatório será entregue para os prefeitos. Entre as ações a serem implantadas pelo plano está a instalação do Sistema de Alerta e Alarme nas cidades que ainda não possuem esse instrumento.

O Prefeito Arlei e o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva, participaram da reunião. “Em Teresópolis, graças à parceria com o Governo Estadual, temos conseguido avançar nessa questão da prevenção. Por exemplo, já foram instaladas na cidade 19 sirenes em 11 comunidades e pretendemos ampliar essa cobertura”, frisou Arlei.

O plano de prevenção foi apresentado pelo Vice-Governador, Luiz Fernando Pezão, e pelos Secretários Estaduais Cel. Sérgio Simões (Defesa Civil), Carlos Minc (Meio Ambiente) e pela presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos.

“O plano prevê ações de curto, médio e longo prazo que serão executadas em parceria entre o Estado e municípios. Vamos distribuir cartilhas, treinar agentes multiplicadores e líderes comunitários para atuarem junto com a Defesa Civil Municipal e instalar sistemas de alarme em todas as áreas de risco”, frisou o Cel. Sérgio Simões.

Além disso, técnicos do INEA vão auxiliar as prefeituras na formulação de projetos para captação de recursos junto ao Ministério das Cidades para a construção de moradias para as famílias que vivem em áreas de risco.

Na ocasião, foram apresentados os ‘Resultados do Mapeamento Geológico de Risco Iminente nos Municípios Fluminenses’. Segundo o levantamento realizado pelo DRM (Departamento de Recursos Minerais) existem hoje 1.673 setores de risco iminente nos 31 municípios estudados. No total são 7.683 casas ameaçadas, somando cerca de 32 mil pessoas expostas aos riscos de desabamento e deslizamento.

O Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, também esteve presente, assim como prefeitos de diversos municípios mapeados.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário