Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Vale da Revolta em Teresópolis recebe ação ambiental



Vale da Revolta recebe ação ambiental


Retirada de lixo da encosta e plantio de mudas nativas são realizadas no bairro

Teresópolis, 1º de dezembro de 2011 - Aconteceu nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, o 2° Encontro Vale da Revolta para o Meio Ambiente. A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, realizou mais uma importante ação de prevenção de acidentes naturais no bairro, a fim de alertar a população para os perigos do acúmulo de lixo nas encostas e em via pública, que obstrui a passagem da água, podendo ocasionar deslizamentos de terra e alagamentos.

A ação contou com a retirada de lixo da encosta, o plantio de mudas nativas com as crianças da comunidade e atividades de educação ambiental, como a distribuição de cartilhas para os moradores do Vale da Revolta. O Subsecretário de Parques e Jardins, Tião Corrêa, contou que a ação só aconteceu graças a uma grande parceria. “São parceiros da iniciativa a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, a Guarda Municipal, o 16º Grupamento de Bombeiro Militar, a CRT (Concessionária Rio-Teresópolis) e o Parque Estadual dos Três Picos, juntamente com os moradores. O Prefeito Arlei Rosa abraçou essa ação de prevenção e hoje estamos colocando em prática atitudes que ajudarão, e muito, a comunidade como um todo”, disse.

Segundo Tião Corrêa, a ação será levada a outros bairros localizados às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia). “Além do Vale da Revolta, outro bairro que também precisa desses cuidados é a Fonte Santa. Não há data prevista ainda, mas a comunidade da Fonte Santa também receberá essa ação de preservação do meio ambiente”, finalizou.

Durante a ação foram distribuídos diversos folhetos e a cartilha “Comunidade Mais Segura” com informações diversas, visando conscientizar os moradores. Entre as orientações está a de não retirar a vegetação das encostas, pois o mato ajuda a segurar a terra e a evitar deslizamentos de terra. Não construir nas margens dos rios ou fazer cortes de barrancos são outros alertas do material educativo, pois essas ações acabam ocasionando inundações e desmoronamentos. 

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário