Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Conselho de Saúde de Teresópolis inicia trabalhos de 2012



Conselho de Saúde inicia trabalhos de 2012


Em pauta, retorno da hemodiálise no HCT e regularidade do exame da taxa de glicemia na Associação dos Diabéticos


Teresópolis, 20 de janeiro de 2012 – A primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde em 2012 ocorreu nesta quinta-feira, 19, no auditório da Secretaria de Saúde, e teve como pautas a reestruturação das Comissões do colegiado, elaboração da Agenda 2012 e a reabertura do serviço de hemodiálise no Hospital das Clínicas, assim como a realização do exame de verificação da taxa de glicemia pela ADT (Associação dos Diabéticos de Teresópolis), entre outros assuntos.

Representando o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, a Diretora do Departamento de Higiene e Saúde Coletiva/Vigilância em Saúde, Adriana Chaves, comunicou que o Secretário participou de uma reunião no Rio de Janeiro na qual foi assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Secretaria Estadual de Saúde. “O documento aponta pequenas alterações que deverão ser feitas na obra realizada pelo HCT. Assim que forem solucionadas essas demandas, o setor retoma o serviço de hemodiálise”, explicou Adriana Chaves.

A Diretora convidou os conselheiros para participarem dos encontros sobre a atualização do Plano de Contingências de Vigilância em Saúde Frente a Inundações e Desastres Naturais do município, que acontecem semanalmente, na sede da Secretaria. Além disso, Adriana sugeriu que seja apresentado ao Conselho o Plano Municipal de Contingência de Enfrentamento à Dengue para que o colegiado possa opinar sobre as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Também foi abordada a questão dos testes da taxa de glicemia capilar realizados pela ADT (Associação dos Diabéticos de Teresópolis). Adriana Chaves informou ainda que o material necessário para o exame já foi adquirido e o atendimento normalizado.

Com relação à reestruturação das cinco comissões do colegiado, a Mesa Diretora vai se reunir na próxima semana a fim de distribuir os representantes conforme sua área de interesse. Na ocasião, será criada uma comissão provisória para elaborar a Agenda 2012 do Conselho.

Os nomes dos conselheiros que irão compor essas comissões serão divulgados na próxima reunião ordinária, marcada para o dia 16 de fevereiro, às 19h, na Secretaria de Saúde, quando também será apresentado o Relatório Final da X Conferência Municipal de Saúde, realizada em novembro de 2011.

Texto: Mara Lúcia
Foto: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário