Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

INEA se reúne em Teresópolis com "ALGUNS" moradores da Posse, Campo Grande e Cascata do Imbuí



INEA se reúne com moradores da Posse, Campo Grande e Cascata do Imbuí


Encontro teve como pauta a desocupação de casas às margens dos rios Príncipe e Imbuí


Teresópolis, 17 de janeiro de 2012 – Representantes da Diretoria de Recuperação Ambiental do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) estiveram em Teresópolis, nesta segunda-feira, 16, para se reunir com os moradores da Posse, Campo Grande e Cascata do Imbuí, três das áreas atingidas pelo desastre natural de janeiro de 2011. Em pauta, o processo social de desocupação de casas ao longo dos rios Príncipe e Imbuí, localizados naqueles bairros, visando à proteção dos moradores e o entorno dos rios, com obra de reestruturação de suas caixas. 

A reunião, ocorrida no Teatro Municipal, no 2º piso da Prefeitura, contou com a presença dos Secretários Cel. Roberto Silva (Meio Ambiente e Defesa Civil) e José Carlos Cunha (Governo), representando o Prefeito Arlei. 

“Na última semana, técnicos do INEA, acompanhados por profissionais da nossa secretaria, fizeram vistorias nas residências construídas na faixa marginal dos rios que cortam a Posse, Campo Grande e Cascata do Imbuí. Foram demarcadas as casas que estão dentro da área de exclusão dos rios”, lembrou o Cel. Roberto Silva, ressaltando que a reunião desta segunda era para que o instituto tivesse uma conversa com os moradores sobre o processo social de desocupação das áreas.

De acordo com a psicóloga do INEA, Luciana Vanzan, a desocupação será negociada e os moradores terão três opções de ressarcimento. “A saída das pessoas que moram na faixa vermelha, pela própria segurança dessas famílias, será necessária. Os moradores da faixa amarela poderão decidir se querem ou não participar do programa. Todos que aderirem terão direito à indenização ou reassentamento”, frisou. O trabalho de negociação será feito a partir do cadastramento dos moradores das áreas demarcadas, que começará em breve. 

As famílias poderão optar por receber uma indenização do Governo Estadual; se inscrever no programa de Aluguel Social enquanto aguardam a construção do condomínio habitacional pelo poder público; ou se inscreverem no programa de compra assistida, no qual receberão o valor correspondente à avaliação feita do seu imóvel e o dinheiro só poderá ser aplicado na compra de nova moradia.

O engenheiro do INEA, Walter Camara, também reforçou que todo o processo de desocupação será negociado. “Nós estivemos nos bairros para conversar com as famílias e, além disso, fizemos questão de realizar a reunião para que todos possam estar cientes de que o instituto vai iniciar um trabalho naquelas localidades e para que pudessem tirar suas dúvidas”, pontuou. 

Os moradores fizeram perguntas sobre os critérios de demarcação e se o projeto será realmente levado à diante, entre outros questionamentos. A engenheira Vanessa Schneider e a socióloga Débora Bento, que integram a Diretoria de Recuperação Ambiental do INEA, também participaram da reunião.

De acordo com o INEA, a obra de recuperação dos rios Príncipe e Imbuí terá duração de aproximadamente seis meses e o instituto estuda a possibilidade de ampliar o projeto para outros rios do município. 

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário