Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Memorial e ato ecumênico em homenagem às vítimas do 12 de janeiro de 2011



Memorial e ato ecumênico em homenagem às vítimas do 12 de janeiro de 2011


Teresópolis, 13 de janeiro de 2012 - A Prefeitura de Teresópolis prestou, nesta quinta-feira, 12, duas homenagens às vítimas das chuvas que devastaram vários bairros da cidade um ano atrás. À tarde, foi realizada, no Cemitério Municipal Carlinda Berlim, no Vale do Paraíso, a inauguração do Memorial e, à noite, uma cerimônia ecumênica, no ginásio Pedrão, lembrou os mortos e renovou as esperanças da população.

Acompanhado de secretários municipais, autoridades, vereadores e parentes das vítimas, o Prefeito Arlei inaugurou o Memorial, agradecendo a todos que colaboraram na realização do projeto e falou sobre respeito e solidariedade aos familiares dos mortos. 

“Nossa prioridade é a recuperação da cidade. Estamos trabalhando para isso, mas hoje queremos dedicar este momento às vítimas dessa calamidade que nos atingiu no ano passado. Quero expressar, com esta singela homenagem, minha solidariedade e respeito a todos que perderam entes querido e resgatar a memória dos que se foram”, disse Arlei.

Na ocasião, o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, fez questão de falar sobre a motivação do Governo Municipal na construção do monumento. “É uma homenagem justa. Uma demonstração de reverência, carinho e conforto às famílias que sofreram perdas.”, explicou o secretário. A promotora de Justiça Anaísa Malhardes também participou da inauguração e frisou o respeito que o homem deve ter pela natureza para que possam viver em harmonia.

Presente à cerimônia, Adriana Bravo sobreviveu às águas de 12 de janeiro de 2011, mas perdeu o tio, o sargento bombeiro Isaac Bravo. “É surpreendente o que a Prefeitura está promovendo hoje aqui. Fico satisfeita com essa demonstração de carinho com quem ficou e pela lembrança de quem partiu”, diz Adriana.

Ex-moradora do Campo Grande, Iracema Meirelles também sobreviveu à tragédia. “Perdi dois filhos e meu marido. A dor é grande, mas vendo tudo aqui hoje arrumado e florido já é um conforto. É uma bela homenagem”, comenta Iracema.

O Memorial

Construído por funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o Memorial é representado por uma pirâmide de vidro e metal, com 5 metros de largura por 2,50 de altura, em homenagem as 392 pessoas mortas em função das fortes chuvas que atingiram a cidade em 2011. Projetado pelo estudante do 4º ano de Arquitetura, Vitor Soares da Costa, o monumento possui em seu interior um jardim de flores naturais e uma placa com os nomes das pessoas que contribuíram com o projeto. Além disso, um anjo de 70 centímetros esculpido no mármore foi instalado no topo da pirâmide como sinal de bênção para os mortos.

O terreno, localizado na Quadra 32, onde foram enterrados os corpos das vítimas, foi todo gramado lembrando um grande jardim e as 339 sepulturas receberam uma cruz e um vaso de flores. De acordo com a administradora do Cemitério, Tânia Mattos, que coordenou as atividades de construção, a intenção é dar continuidade aos trabalhos de melhorias no local. “A Prefeitura vai fazer muito mais, mas por causa do mau tempo a finalização da área vai ser feita nos próximos meses”, explicou Tânia.

Na placa confeccionada em agradecimento aos participantes da construção do Memorial constam os nomes do Prefeito Arlei, dos Secretários Denílson Moraes (Obras e Serviços Públicos) e Zezinho (Agricultura), Tânia Matos (Administradora do Cemitério) e funcionários, Anaísa Malhardes (Promotora de Justiça), Roberto Branco (SAF Empresarial), CRT e Corpo de Bombeiros. Os voluntários que ajudaram na ocasião da tragédia também foram lembrados. A placa traz ainda um poema retratando a força da água, de autoria da Promotora de Justiça/MPE, Anaísa Malhardes, em homenagem às vítimas.

Culto Ecumênico: Fé e emoção 

Cerca de 1.200 pessoas participaram, na noite desta nesta quinta-feira, 12, no ginásio poliesportivo Pedro Rage Jahara, Pedrão, da Cerimônia Ecumênica que homenageou as vítimas da tragédia de janeiro de 2011. Promovido pela Prefeitura, o encontro foi celebrado pelo pastor Josué Cardoso e o padre Jorge Luiz e contou com a presença do Prefeito Arlei, representantes do Legislativo Municipal e Estadual e da Associação de Vítimas das Chuvas de Teresópolis (AVIT). 

O pastor Josué Cardoso, da Igreja Batista Central, e o padre Jorge Luiz, da Igreja de Santo Antônio, ressaltaram que o evento religioso serviu como um instrumento de recordação e de renovação da esperança e da fé, visando a união de esforços em prol da reconstrução das áreas atingidas e da recuperação emocional das pessoas afetadas. O padre Thiago Freitas, da Paróquia de São Cristovão, na Fonte Santa, também proferiu algumas palavras de reflexão e estímulo à população no sentido de restabelecimento dos atingidos e do município em geral. 

O Ministério de Música da Igreja de Santo Antônio participou da celebração, assim como o Monsenhor Paulo Daher, administrador da Diocese de Petrópolis, substituindo o Bispo Dom Filippo, e sacerdotes de diversas igrejas de Teresópolis. Arnou Oliveira dos Anjos, presidente do Copete (Conselho de Pastores de Teresópolis), também prestigiou a cerimônia. 


Texto: Gisele Barreto
Fotos: Roberto Ferreira e Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário