Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Prefeitura de Teresópolis e HCT se reúnem com pacientes da Hemodiálise aguardando a liberação do serviço pela Vigilância Sanitária



Prefeitura e HCT se reúnem com pacientes da Hemodiálise


Retorno do serviço depende apenas da liberação da Vigilância Sanitária Estadual

Teresópolis, 6 de janeiro de 2012 - Os Secretários Carlos Otávio Sant’Anna (Saúde) e José Carlos Cunha (Governo e Coordenação), a Diretora Geral do Hospital das Clínicas de Teresópolis, Rosane Rodrigues Costa, e diretor médico do hospital, Luis Gustavo, se reuniram, nesta quinta-feira, 5, no auditório da Secretaria de Saúde, com pacientes de hemodiálise para relatar o andamento das obras e retorno do serviço no HCT.

De acordo com Rosane Rodrigues Costa, o prazo para finalização das obras no hospital foi cumprido, encerrando as intervenções no setor de Hemodiálise na última quarta-feira, 4. Além das obras, a diretora informou que outras demandas levantadas pela Vigilância Sanitária Estadual foram atendidas. “O Estado colocou que tínhamos que atender de imediato três questões: o tratamento da água, a responsabilidade técnica do serviço presente em mais dias da semana e maquinas reservas, em eventual problema nas máquinas que são utilizadas. Todas essas necessidades foram resolvidas. O médico Virgílio Delgado está assumindo a responsabilidade técnica pelo serviço e trará consigo, além de mais máquinas, mais dois nefrologistas. Todo o tratamento da água foi adequando dentro das normas da Vigilância”, disse. 

Segundo o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, após finalizadas as obras no HCT é necessário apenas o aval positivo da Vigilância Sanitária do Estado para que os pacientes voltem a ser atendidos no HCT. “A interdição no Hospital das Clínicas foi feita pela Vigilância Estadual, logo, o laudo de liberação tem que vir deles. Agora que o hospital liberou a estrutura com as obras e adequações necessárias, já estamos agendando uma visita da Vigilância, onde eles irão conferir se tudo foi atendido para haver a liberação do setor”, explicou.

Carlos Otávio ressaltou ainda que a liberação depende apenas do laudo da Vigilância Sanitária Estadual. “A vigilância fará nova coleta nas águas, que serão encaminhadas para o Laboratório Central Noel Nutels e, em aproximadamente 72 horas após as amostras serem analisadas, sairá o resultado. Após essa etapa, eles nos passam o laudo com a liberação ou não do serviço em Teresópolis. Mas acreditamos que estará tudo correto, retornando com a atividade na cidade no máximo na próxima semana”. O agendamento da vinda dos técnicos da Vigilância Sanitária Estadual será feito ainda nesta sexta-feira, 6.

Texto: Heliny Quintanilha
Foto: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário