Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Tragédia em Teresópolis (1 ano)- Prefeitura presta homenagem às vítimas da tragédia de janeiro de 2011


Prefeitura presta homenagem às vítimas da tragédia de janeiro de 2011

Inauguração do Memorial e Cerimônia Ecumênica acontecem nesta quinta, 12

Teresópolis, 10 de janeiro de 2012 – Como forma de homenagear as vítimas da catástrofe natural que, em janeiro de 2011, atingiu sete cidades da Região Serrana, entre elas, Teresópolis, a Prefeitura inaugura, nesta quinta, dia 12, às 15h, no Cemitério Municipal Carlinda Berlim, o Memorial em homenagem aos 392 mortos. Além disso, às 19h, acontece no Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara, Pedrão, um encontro ecumênico para lembrar as vidas que foram perdidas há um ano. A cerimônia será celebrada pelo pastor Josué Cardoso e o padre Jorge Luiz.

Para o pastor Josué Cardoso, da Igreja Batista Central, o culto ecumênico servirá como instrumento de recordação e de renovação da esperança para os teresopolitanos. “Será uma oportunidade para resgatarmos a memória dos que se foram e também pedirmos ao Senhor que cure as feridas causadas pela catástrofe. Além disso, vamos orar para que a cidade continue sendo reorganizada e recuperada”, destacou o pastor. 

O padre Jorge Luiz também ressaltou que o culto será um momento de reflexão. “Vamos rezar pelas pessoas que ainda sofrem devido à tragédia do ano passado e também pelos que partiram. Vamos pedir a Deus força e sabedoria para que a cidade possa se restabelecer totalmente”, frisou o pároco da Igreja Santo Antônio, lembrando que o Monsenhor Paulo Daher, administrador da Diocese de Petrópolis, substituindo o Bispo Dom Filippo, assim como o Ministério de Música da Igreja vão participar da celebração. 

Memorial

O Prefeito Arlei inaugura nesta quinta-feira, 12, às 15h, o Memorial em homenagem às vítimas do desastre de janeiro de 2011. Construído no Cemitério Municipal Carlinda Berlim, no Vale do Paraíso, o Memorial ficará localizado na Quadra 32, onde foram sepultados os mortos.

“A pirâmide de vidro tem 5 metros de largura e 2,5 de altura, foi projetada voluntariamente pelo estudante do 4º ano de Arquitetura Vitor Soares da Costa e terá um anjo em seu ápice, como sinal de benção para os mortos. As 339 sepulturas foram gramadas e receberão uma cruz e um vaso de flores. Para a separação da área, colocamos entre as sepulturas cascalhinho”, explicou a Administradora do Cemitério, Tânia Matos, lembrando que há pessoas enterradas em outras quadras do Cemitério, pois as famílias possuíam túmulos perpétuos, e também em cemitérios do interior do município.

Também foi confeccionada uma placa na qual constam nomes de pessoas que contribuíram para a construção do Memorial, entre elas, o Prefeito Arlei, os Secretários Denílson Moraes (Obras e Serviços Públicos) e Zezinho (Agricultura), Tânia Matos (Administradora do Cemitério) e funcionários, Anaísa Malhardes (Promotora de Justiça), Roberto Branco (SAF Empresarial), CRT e Corpo de Bombeiros. Os voluntários que ajudaram na ocasião da tragédia também foram lembrados. A placa traz ainda um poema, de autoria da Promotora de Justiça/MPE, Anaísa Malhardes, em homenagem às vítimas do temporal, retratando a força da água. 

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário