Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cultura de Raiz em Teresópolis recomeça em clima de Carnaval




Cultura de Raiz recomeça em clima de Carnaval 


Teresópolis, 6 de fevereiro de 2012 - Após o recesso de janeiro, o Encontro de Cultura de Raiz voltou com força total. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o projeto teve sua primeira edição da temporada 2012 realizada neste domingo, 5 de fevereiro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. E a reestreia teve plateia cheia e ritmo de Carnaval.

“A primeira edição do Cultura de Raiz em 2012 foi excelente. Presença de artistas e púbico comemorando o Carnaval nos moldes do programa, com muita marchinha, moda de viola, coco, frevo, maracatu e o genuíno sertanejo. Esperamos que este ano – diferentemente do momento de exceção pelo qual passou nosso município em 2011–, a gente disponha de recursos que nos possibilitem investir nos artistas, na infra-estrutura e na divulgação do projeto. Sabemos que o Prefeito Arlei tem todo o carinho com o interior e o Cultura de Raiz visa beneficiar justamente estas comunidades menos privilegiadas”, avaliou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho. 

O encontro foi realizado seguindo a receita de sucesso, com formato de programa de auditório e cenário de cozinha de roça, sempre valorizando a cultura popular e a música do homem do campo. Na apresentação, o engenheiro agrônomo Beto Selig animou o público e interagiu com os convidados. E como não podia deixar de ser, o lanche à moda caipira completou a atmosfera do projeto. 

Todos os ritmos

Muitos artistas se apresentaram ao longo de toda a manhã, agitando a plateia com variados ritmos e muita alegria. Foram mais de 20 participações, com os mais variados instrumentos, da sanfona ao surdo, mostrando ao público um pouco moda de viola, sertanejo, música de raiz e, é claro, frevo e samba.


Entrando em clima de folia, o carnaval foi um dos temais mais lembrados nesta edição, a começar pelo poema ‘Samba’, de Lucas Castilho, declamado na abertura do programa. Mas, não parou por aí. A cantora Vera Boccard relembrou a raiz do Carnaval com um pout-pourri de marchinhas. Os pernambucanos Zé Dantas e Leny Pavani também apostaram nas marchinhas e mostraram ainda o frevo. Xando Pernambuco apresentou o tema do Bloco Dona Teresinha, que integra a programação oficial do Carnaval de Teresópolis, com desfile marcado para segunda-feira de Carnaval, na Feirinha de Teresópolis, no Alto.

O forró também esteve presente no Cultura de Raiz com ‘Seu’ Timbira, que deu show na sanfona. O acordeon foi igualmente bem representado, principalmente pelos estreantes Neucy do Acordeon e José Daniel de Souza, que saiu de Pessegueiros, interior do município, especialmente para participar do evento.

Um dos momentos de encanto foi a apresentação do trio formado pelo brasileiro Gustavo Agostini, a francesa Emma Dickson e o argentino Frederico Klurfan que, utilizando o charango, a flauta e o violino, emocionaram a plateia com a valsa tradicional sueca e a chacarrera, um ritmo argentino.


Destaque ainda para Roninho, que cantou ‘A flor do meu jardim’ ao lado de Ayrton Rebello, Amado Rodrigues, que fez sucesso com ‘Menina Moça’, acompanhado por Sebastião Pereira (Beleza Pura), e para a dupla Edson e Moacir Rosa, sempre um dos momentos de sucesso do encontro. ‘Passou um mês, mas parece que foi um ano. Que saudade a gente estava’, disse Moacir. Acompanhados por Jorge Viajante, eles agradaram em cheio com ‘Reino Encantado’ e ‘Panela Velha’.

Também marcaram presença o repentista Zé Rodrigues, que apresentou ‘O uirapuru da saudade’ e ‘Casa Amarela’, e Crésio da Vila, que cantou ao lado de Genaro da Zabumba, Daniel Vieira e Jacaré.

Por volta das 13h, o público deixou o local com gostinho de quero mais. “Gosto demais da música do interior e é exatamente isso que a gente vê aqui no Cultura de Raiz. Por isso, venho sempre que posso. Muito bom”, comentou a dona de casa Lúcia Mesquita. A aposentada Maria das Graças Rosa concordou. “Saí da missa e vim dar minha passadinha. É gostoso ver estes artistas, simples e simpáticos. Eles sempre me alegram”, elogiou.

Em sua primeira edição de 2012, o Projeto Cultural de Raiz contou ainda com estandes de artesanato e os chamados alimentos vivos, um novo conceito em alimentação. 

Lançado em abril de 2009, o Encontro de Cultura de Raiz, que tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura de raiz, acontece sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro, com entrada franca. O próximo encontro já tem data marcada: 5 de março, a partir das 9h30, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. 


Relação dos participantes

Participaram da primeira edição do Cultura de Raiz – temporada 2012 os seguintes artistas: Adão Curió da Viola, Daniel Vieira, Genaro da Zabumba, Paulo Medeiros, Roninho, Ayrton Rebello, Edson Firmino, Neucy do Acordeon, José Daniel de Souza, Amado Rodrigues, Sebastião Pereira (Beleza Pura), Zé Rodrigues, Crésio da Vila, Jacaré, Edson e Moacir Rosa, Jorge Viajante, Wanda Pinheiro, Vera Boccard, ‘Seu’ Timbira, Zé Paulo, Mario do Violão, Gustavo Agostini, Emma Dickson, Frederico Klurfan, Zé Dantas, Leny Pavani e Xando Pernambuco. 

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado 
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Secretaria Municipal de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário