Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Descarte de embalagens de agrotóxicos: palestras e esquema de recolhimento em Teresópolis



Descarte de embalagens de agrotóxicos: palestras e esquema de recolhimento-Iniciativas integram a campanha promovida pela Prefeitura e Governo do Estado


Teresópolis, 2 de fevereiro de 2012 – Até o próximo dia 8, os agricultores de Teresópolis têm a oportunidade de participar das palestras sobre o descarte correto das embalagens de agrotóxicos. A iniciativa faz parte da campanha promovida pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, Arasef (Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serrana Fluminense), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Associação de Produtores Rurais de Teresópolis. O recolhimento das embalagens nas comunidades do interior começa na próxima segunda-feira, 6, e acontece até dia 15 de fevereiro.

“Esse projeto é importante porque será mais uma oportunidade que teremos para divulgar os benefícios do descarte correto dos recipientes de agrotóxicos, como, por exemplo, a preservação do meio ambiente. A campanha conta com caminhão coletor e carro de apoio, que vão circular nas comunidades recolhendo as embalagens depositadas pelos produtores rurais nas caixas coletoras instaladas nas localidades. Esse material será transportado para o Posto de Recebimento de Nova Friburgo”, pontuou o Secretário de Agricultura, José Francisco Cortázio. 

As palestras

As palestras são ministradas por técnicos da Emater e do Núcleo de Defesa Agropecuária Regional, localizado em Nova Friburgo. “Nas reuniões com os agricultores, falamos sobre as normas existentes para o uso e o descarte das embalagens de agrotóxicos e qualidade de produção. Eles têm se mostrado bastante interessados na forma correta de devolução dos recipientes”, frisou o técnico do escritório da Emater em Teresópolis, Jorge Luiz Mendes Gil.

De acordo com o técnico, atualmente o agricultor que utiliza agrotóxico pode devolver a embalagem na loja em que comprou o produto ou, se vier especificado na nota fiscal, deverá entregá-la no Posto de Recebimento, localizado na Ceasa de Conquista, em Nova Friburgo. 

“A campanha vai contribuir para o descarte correto, pois os produtores deverão colocar as embalagens em uma sacola com seus dados de identificação, como nome e comunidade em que trabalham. Com esses dados, vamos providenciar um documento que comprova a devolução, que servirá para fins de fiscalizações futuras”, explicou Jorge Luiz, que ministra as palestras junto com Ruan Sebastian, técnico do Núcleo de Defesa Agropecuária Regional.

As próximas palestras acontecem nesta quinta-feira, 2, em Santa Rosa, para os produtores das comunidades no entorno do Rio Formiga; na sexta-feira, 3, será a vez de Vale Alpino, Sebastiana e Imbiu; já na segunda-feira, 6, a conscientização ocorre nos Frades e na terça-feira, 7, em Água Quente. Encerrando o ciclo de palestras, no dia 8, o encontro será voltado para os agricultores no entorno do Rio Preto, e acontece em Gamboa. Os encontros estão marcados para as 19h.

Recolhimento

O recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos começa na segunda-feira, 6, nas comunidades da Microbacia Baixo Paquequer, que inclui Santa Rita, Cruzeiro e Pessegueiros, entre outras localidades. No dia 7, a ação será em Vargem Grande, Venda Nova e Imbiu e entorno da Microbacia Rio das Bengalas. A Microbacia Rio Vieira recebe o caminhão na quarta-feira, 8. 

Agricultores de Bonsucesso, Santa Rosa, Mottas e demais localidades que compõem a Microbacia Rio Formiga serão contemplados na quinta-feira, 9. Na sexta-feira, 10, será a vez da Microbacia Rio dos Frades, que engloba a região de Vista Alegre, Campanha, Frades e Sete Voltas. 

Produtores rurais da Microbacia Rio Água Quente serão atendidos na segunda-feira, 13 e os de Sebastiana, Vale Alpino e adjacências, que integram a Microbacia Rio Córrego Sujo, no dia seguinte, 14. A campanha termina na quarta-feira, 15, com recolhimento em Serra do Capim e Ponte Nova, entre outras localidades da Microbacia Rio Preto.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário