Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Reunião define atividades da ação social pelo Dia Internacional da Mulher em Teresópolis



Reunião define atividades da ação social pelo Dia Internacional da Mulher


Prefeitura oferecerá serviços de saúde e beleza, emissão de documentos e apresentações culturais de graça em praça pública no dia 10 de março

Teresópolis, 27 de fevereiro de 2012 – Realizada na manhã desta segunda-feira, 27, uma reunião para finalizar a programação da ação social que será realizada pela Prefeitura de Teresópolis no dia 10 de março, na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa –, na Várzea, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Iniciativa da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, a ação tem como tema ‘A Mulher e a Sustentabilidade’, escolhido pela Secretaria Nacional das Políticas para as Mulheres para este ano.

A ação social acontecerá durante o expediente do Espaço Mulher, feira criada pela Prefeitura e que é vinculada à Secretaria dos Direitos da Mulher, reunindo cerca de 50 expositoras com opções variadas nas áreas de confecção, artesanato e gastronomia.

A Secretária dos Direitos da Mulher, Joselice Cerqueira, liderou o encontro, que reuniu os secretários municipais José Carlos Cunha (Governo), Carlos Otávio Sant’Anna (Saúde), Carlos Tucunduva (Turismo), Ronaldo Fialho (Cultura), Antônio Carlos Moura (Trabalho e Emprego), Marcos Antonio da Luz (Segurança) e José Francisco Cortázio (Agricultura), além de representantes das secretarias de Educação e de Esportes e Lazer e da Assessoria de Comunicação Social.

Serão oferecidos vários serviços de graça em praça pública, como explica a Secretária Joselice Cerqueira. “Acabamos de fechar a programação do evento. Será uma ação integrada entre várias secretarias municipais, com orientação sobre a saúde das mulheres, contação de histórias e brinquedos para as crianças, distribuição de brindes e muito mais. Contamos com a participação efetiva das mulheres de Teresópolis em comemoração ao Dia Internacional da Mulher”, convidou.

Nos próximos dias serão produzidos os folders que serão distribuídos à população, com os horários de todas as atividades, que acontecerão das 9h às 19h. Haverá ainda distribuição de lembranças e sorteios de brindes para as participantes da ação social. Banheiros químicos, transporte para as mulheres rurais dos projetos sociais da Prefeitura e tendas identificadas para localizar os serviços que serão disponibilizados fazem parte da estrutura.

Coordenada pela Secretaria dos Direitos da Mulher, a iniciativa tem a parceria das Secretarias de Administração, Agricultura, Cultura, Desenvolvimento Social, Educação, Esportes e Lazer, Governo, Obras, Saúde, Segurança, Trabalho e Emprego e de Turismo. A ação conta ainda com a colaboração do SindPMT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis), do Sindicato dos Bancários de Teresópolis, do Instituto Avon e das empresas SAF Assistencial e Photo Santa Tereza.

Dia da Mulher

Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto, a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do Século 20 nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. A data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

* (Fonte: site Wikipédia)

Confira alguns dos serviços que serão oferecidos:

Direitos da Mulher: atendimento de advogada, psicóloga e assistente social do Centro de Referência de Atendimento à Mulher sobre os direitos das mulheres; massoterapeuta, arteterapia, distribuição de material didático relativo às questões de gênero.

Saúde: aferição de pressão arterial; teste de glicose; rodas de conversa sobre amamentação, câncer de mama, câncer de colo uterino e doenças sexualmente transmissíveis e informações sobre a importância do banco de sangue e prevenção à dengue.

Trabalho: emissão de carteira de trabalho, preenchimento de currículos e cadastramento para emprego e exibição do filme “Informando sobre microcrédito individual para profissionais autônomos”, com equipe do Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Educação: apresentação de banda escolar e contação de histórias.

Cultura: apresentação do projeto Cultura nos Bairros, com atividades musicais, teatrais e circenses.

Desenvolvimento Social: Informações sobre o programa Bolsa Família.

Esportes: brinquedos infláveis e apresentação do grupo de ginástica da 3ª Idade.

Beleza: maquiagem e exibição do vídeo “Aprenda a maquiar-se”.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário