Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de março de 2012

2º Cultura de Raiz de Teresópolis faz homenagem às mulheres



2º Cultura de Raiz faz homenagem às mulheres


Teresópolis, 5 de março de 2012 - A manhã foi de festa no último domingo, 4, com o 2º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis – temporada 2012. Realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o evento reuniu artistas da cultura popular, com o melhor da música do interior. A edição de março do projeto, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, teve um foco especial, por conta das diversas homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado nesta quinta-feira, dia 8 de março.


“Mais uma edição de sucesso, com presença de excelentes artistas e platéia participante, em homenagem às mulheres. Diversos ritmos e apresentações, sem nunca esquecer a genuína arte do homem do campo. Em abril, teremos novamente uma edição especial, aliás, mais do que especial, comemorando o terceiro aniversário do Cultura de Raiz. Desde já, estão todos convidados”, enfatiza o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Como de costume, o evento - em formato de programa de auditório e cenário de cozinha de roça – foi aberto pelo apresentador Beto Selig cantando 'Meu divino São José’, acompanhado por Maria Eduarda. Em seguida, entrou em cena um dos símbolos do Cultura de Raiz, Adão Curió da Viola, dando o pontapé inicial nas inúmeras e animadas apresentações.

A manhã de festa teve diversos momentos dedicados ao tema do programa: o Dia Internacional da Mulher. Entre os destaques, o poema ‘Mulher’, escrito por Lucas Castilho e declamado pela artesã Maura Ferreira. Moacir Rosa fez uma homenagem às mulheres, através de Nossa Senhora Aparecida, cantando Romaria. E na companhia do irmão Edson, cantou ‘Mulher é bicho bom’. Candido Neto também explorou o tema, com ‘Mulher Rendeira’, assim como o cantor e repentista Zé Rodrigues, que lançou mão da música de improviso para falar sobre o Dia Internacional da Mulher.


Entre as muitas apresentações, destaque ainda para a cantora e repentista Wanda Pinheiro, que fez sucesso com ‘Não se vá’ e ‘Beijinho Doce’, sendo muito aplaudida. Estreante na edição de fevereiro, Neucy do Acordeon animou o público com muito forró, enquanto o já veterano Mario do Violão agradou com ‘Majestade, O Sabiá’. Os sanfoneiros Zé Lopes e Seu Timbira também fizeram bonito agitando com ‘Panela Velha’ e ‘Barra Limpa’. E a dupla Leny Pavani e Zé Dantas encantou a plateia com canções consagradas da MPB, como ‘Um dia de domingo’. Edmar Santos cantou nada menos que ‘Teresa’, de autoria do Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e a Comadre Dávilla encerrou o evento em grande estilo, cantando ‘Sua’, de Marisa Monte, a já conhecida ‘Céu’ e apresentando ainda a nova música de trabalho da banda, ‘Oração ao Meu Bem’. “Nossa primeira música, Céu, foi lançada no Cultura de Raiz e isso nos deu muito sorte. Por isso escolhemos novamente este projeto tão bem sucedido e que sempre nos apoiou para o lançamento da nova música”, comentou a vocalista Pâmela Rezende.

Presente ao evento, a Secretária dos Direitos da Mulher, Joselice Cerqueira, parabenizou a iniciativa. “Um belíssimo projeto, de grande importância para a cultura da cidade”, comentou a Secretária, que aproveitou a oportunidade para anunciar a ação social a ser realizada no próximo sábado, 10, na Praça Balthasar da Silveira, no Centro, a partir das 9h, com muitas atividades e prestação de serviços destinados não só às mulheres, mas a toda a população. O 2º Cultura de Raiz de 2012 teve ainda a participação de estandes com venda de artesanato, doces caseiros e divulgação dos trabalhos da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher. 
Lançado em abril de 2009, o Encontro de Cultura de Raiz, que tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura de raiz, acontece sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro, com entrada franca. A próxima edição do evento está marcada para 1º de abril, a partir das 9h30, e será especial, comemorando o terceiro aniversário de criação do Cultura de Raiz.

Artistas participantes

Participaram do 2º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2012 os seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Lucas Borelli, Adão Curió da Viola, Maura Ferreira, Roninho, Ayrton Rebello, Seu Claro, Edson Firmino, Neucy do Acordeon, Genaro da Zabumba, Daniel Vieira, Mário do Violão, Zé Lopes, Moacir Rosa, Edson Rosa, Vera Boccard, Candido Neto, Zé Rodrigues, Gustavo Agostini, Emma Dickson, Décio Rocha, Wanda Pinheiro, ‘Seu’ Timbira, Nilton, Tião do Triângulo, Crésio da Vila, Jacaré, Moacir Monteiro, Leny Pavani, José Dantas, Edmar Santos e Comadre Dávilla (Pâmela Rezende, Lino Bezerra, Tito Bianchini e Henrique Andrade).

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário