Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2012

Ações sociais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher marcam o final de semana em Teresópolis



Ações sociais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher marcam o final de semana em Teresópolis-Mulheres tiveram acesso a serviços de saúde, beleza e lazer


Teresópolis, 12 de março de 2012 – O final de semana em Teresópolis foi dedicado às mulheres. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, a Prefeitura Municipal realizou atividades no sábado, na Praça Baltazar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa – e, no domingo, na Unidade de Saúde da Família de Fonte Santa.

Com o tema “Mulheres rumo à sustentabilidade – garantia de trabalho e renda”, a ação social que aconteceu na Praça de Santa Teresa foi comandada pela Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher e contou com uma série de serviços integrados com foco na promoção e no fortalecimento da cidadania feminina. O Prefeito Arlei, acompanhado da Primeira-Dama Alessandra Rosa, prestigiou o evento, juntamente com secretários de sua equipe de governo e dos Vereadores Dr. Habib, Mandinho e Ademir Enfermeiro.

Segundo a Secretária Municipal dos Direitos da Mulher, Joselice Cerqueira, as mulheres têm muito o que comemorar. “Fizemos questão de presentear as mulheres com esta ação, que contará com atendimentos de saúde, emissão de carteira de trabalho, além de corte de cabelo e maquiagem. Nós avançamos muito na sociedade, já ocupamos todos os postos de trabalho, somos profissionais, mães, esposas, filhas, mulheres batalhadoras”, disse. A ação social contou ainda com equipe do SINE (Sistema Nacional de Emprego) fazendo o cadastro para oportunidades profissionais e auxiliando no preenchimento de currículos.

Atendimento de advogada, psicóloga e assistente social do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) sobre os direitos das mulheres; massoterapia, arteterapia; informações e cadastramento para o programa Bolsa Família foram outros atendimentos oferecidos gratuitamente durante todo o sábado. A ação contou ainda com apresentação da Banda Dançante do Cedal, contação de histórias e atrações do projeto Cultura nos Bairros, com atividades musicais, teatrais e circenses, além de brinquedos infláveis e da participação do Professor Lizardo com sua turma de ginástica da terceira idade e do grupo de capoeira do Mestre Sorriso. 

“Estou muito feliz com esse projeto, foi um dia maravilhoso. Participei da aula de ginástica e aproveitei para fazer alguns exames. Espero que esta ação aconteça sempre, pois não devemos ficar trancados dentro de casa, sempre temos que procurar o que fazer. Tenho 77 anos e muito o que comemorar”, afirmou Marinete da Silva. Maria Amélia da Silva Viana também participou da ação. “Está tudo maravilhoso. Já fiz a ginástica da terceira idade e medi glicose e pressão. Achei tudo maravilhoso. Projetos assim deveriam ser realizados sempre”, complementou.

Ação Mulher em Fonte Santa

No domingo, dia 11, a comemoração prosseguiu no PSF da Fonte Santa, com uma série de atividades, como palestras sobre promoção e prevenção à saúde da mulher. Entre os temas abordados, violência doméstica, direitos da mulher, prevenção ao câncer de mama e ginecológico, saúde bucal, autocuidado e dengue. Exames médicos laboratoriais de prevenção completaram a programação.

“O Dia Internacional da Mulher é marcado pela luta das mulheres em relação aos seus direitos e a saúde tem sempre que estar associada ao que é bom para nós. A mulher vem ganhando o status de pilar principal das famílias, é responsável pela sua própria saúde e tem o comando sobre as condições de saúde de sua casa e de seus familiares. O papel da nossa equipe é integrar a comunidade à unidade de saúde e esta ação propicia isso”, explicou o Secretário de Saúde, Carlos Otávio de Sant’Anna. A Chefe do Setor de Programas de Saúde, Dra. Maria da Conceição Salomão, lembrou sobre a importância de realizar trabalhos preventivos. “Esta ação conta com diversas atividades que buscam a promoção e a conscientização sobre a saúde. É sempre importante lembrarmos que a prevenção é o melhor remédio”, explicou.

Pela primeira vez, Jeane Paula de Freitas Peres participou de uma ação na unidade de saúde. “Freqüento esta unidade, faço aqui os meus exames preventivos, mas é a primeira vez que participo de uma atividade como esta. Estou achando muito bom, sem contar a dedicação dos profissionais, que sempre nos atendem muito bem”, destacou. 

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Davi Almada e Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis


Vídeo Exclusivo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário