Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Prefeitura de Teresópolis faz testes para reforma do Centro Administrativo Celso Dalmaso

Prefeitura faz testes para reforma do Centro Administrativo Celso Dalmaso

Teresópolis, 26 de março de 2012 – Com objetivo de reativar o Centro Administrativo Celso Dalmaso, localizado ao lado da Câmara Municipal, a Prefeitura contratou a empresa Tese Engenharia para fazer uma avaliação do prédio. O trabalho começou na última quinta-feira, 22, quando técnicos e engenheiros da empresa estiveram no local para fazer medições e realizar o teste de carga que possibilitará uma avaliação da real condição do edifício. A previsão é de que o laudo esteja pronto esta semana.

De acordo com o engenheiro Robson Dutra, o edifício foi construído com um tipo de fundação segura, com estacamento, porém posteriormente o imóvel ganhou um anexo nos fundos. Este complemento foi feito com sapatas, sistema de fundação não apropriado para o terreno, causando fisuras e inclinação de parte da estrutura. “Estamos finalizando os testes de carga e de esclerometria, que determinam o peso que a estrutura consegue suportar e a resistência do concreto. A princípio, a melhor solução é demolir o anexo e recuperar a parte frontal”, explicou.

De acordo com o Secretário de Fiscalização de Obras, Carlos Antônio Lopes Oliveira, o Governo vai aguardar a emissão do laudo para definir como será feita a recuperação do prédio. “Assim que tivermos o resultado da análise técnica, vamos nos reunir com o Prefeito Arlei que vai decidir o que será feito”, afirmou. 

História Centro Administrativo

Inicialmente conhecido como Edifício Anexo à PMT, o Centro Administrativo Celso Dalmaso foi projetado em abril de 1983, no início da administração do então prefeito Celso Dalmaso, para abrigar secretarias municipais. Com 1.896 m² de área construída em três pavimentos, o prédio foi inaugurado em 1985 e interditado pela primeira vez no final dos anos 80. Foi liberado pela administração seguinte e vetado novamente em 1999. Em 2007, ocorreram dois incêndios no edifício, que também abalaram a estrutura.

Texto – Mara Lúcia
Foto: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário