Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

Rios de Teresópolis serão desassoreados e Governador confirma a Arlei asfaltamento no interior

Rios Formiga, em Mottas, e Córrego Sujo, no Vale Alpino, serão desassoreados-Governador confirma a Arlei asfaltamento no interior

Teresópolis, 29 de março de 2012 – Na manhã desta quinta-feira, dia 29, o Prefeito Arlei e o técnico projetista do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Edson Oliveira, estiveram em Mottas e no Vale Alpino, no 3º Distrito, fazendo o reconhecimento dos rios que ainda precisam ser dragados e desassoreados nas localidades. De acordo com as demandas levantadas, o Inea já iniciou as medições necessárias e mandará executar o trabalho de limpeza dos rios em aproximadamente 15 dias. O Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva, o Secretário de Agricultura, José Francisco Cortazio, e o Secretário de Fiscalização de Obras Públicas, Carlos Antônio Lopes Oliveira, acompanharam a vistoria.

Uma das preocupações do Prefeito Arlei é que, com os rios assoreados, as áreas de cultivo dos produtores rurais fiquem comprometidas. “Graças a mais uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado e com a equipe do Limpa Rio, que está realizando este trabalho com o Inea, conseguiremos ajudar o interior do município, dragando os rios. Já conseguimos fazer a ação em Santa Rosa e Vieira e agora estamos dando continuidade em Mottas e seguiremos para o Vale Alpino”, enumerou o Prefeito. Arlei lembrou ainda que tem como meta estar sempre à frente dos serviços e junto da população, ouvindo e auxiliando no que for possível. “Acho que é graças a isso que temos conseguido tantas vitórias para Teresópolis”, disse.

“Por causa das chuvas o rio ficou muito raso e não pude mais plantar nas lavouras próximas ao rio. Perdi estufas na última enchente, tive prejuízos, mas minha esperança se renova quando vejo essas máquinas trabalhando”, comemorou o produtor rural Carlos Maturano, de Vale Alpino. A moradora Maria Valda Tayt-Sohn, que também perdeu sua produção por causa das chuvas, ressaltou a importância da ação. “Este trabalho é muito importante porque, da última vez que choveu, perdi toda a minha produção. Agora, estamos recomeçando o plantio e estava receosa quanto à dragagem do rio”, afirmou, lembrando que com este serviço todos os agricultores da localidade ficarão mais tranqüilos.

Segundo Édson Oliveira, do Inea, as calhas dos rios estão sendo alargadas para que a pressão das águas seja aliviada. “A partir da visita de hoje produzirei um relatório que será encaminhado para a diretoria do Inea. A previsão é que dentro de aproximadamente 15 dias as máquinas comecem a trabalhar na dragagem do rio Córrego Sujo, no Vale Alpino, e que seja dada continuidade ao serviço de limpeza e desassoreamento do Rio Formiga, em Mottas”, explicou o técnico. Depois de concluído o serviço, o Estado terá dragado aproximadamente seis quilômetros de extensão do Rio Formiga e, em Córrego Sujo, o trabalho deve percorrer de oito a dez quilômetros.

Acompanhando essas ações, a Prefeitura continua fazendo um trabalho de prevenção e preparação da população. “Estamos realizando um trabalho de combate a enchentes com ações preventivas e buscando reposicionar o rio em seu leito original. Nossas ações são constantes e planejadas e serão estendidas agora para Mottas e Vale Alpino. Este é o motivo principal da vistoria de hoje: definir ações e os trechos que serão trabalhados a partir de agora”, explicou o Cel. Roberto Silva, Secretario de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Asfaltamento no interior

No final da Estrada de Mottas, uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura trabalha na recuperação de uma ponte. Além disso, o Prefeito Arlei afirmou que o serviço de asfaltamento da estrada que liga Mottas a Água Quente será retomado, através de mais uma parceria da Prefeitura Municipal com o Estado. “Estive esta semana com o Governador Sérgio Cabral e vamos conseguir asfaltar também quase todas as ruas vicinais do interior”, finalizou Arlei.
Prefeito Arlei conversa com o produtor rural Carlos Maturano, do Vale Alpino 

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário