Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

Teresópolis comemora 100 anos da conquista do Dedo de Deus

Teresópolis comemora 100 anos da conquista do Dedo de Deus

Teresópolis, 29 de março de 2012 – A partir da próxima terça-feira, 3 de abril, a Prefeitura de Teresópolis e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos promovem o evento “Dedo de Deus 100 anos”, em comemoração ao centenário anos da conquista do pico, símbolo nacional do montanhismo. O evento contará com diversas atividades entre os dias 3 a 8 de abril, lembrando a grande aventura dos teresopolitanos José Teixeira Guimarães, Raul Carneiro e os irmãos Américo, Alexandre e Acácio Oliveira, responsáveis pela escalada que culminou na conquista da montanha em 1912.

“O Dedo de Deus é o nosso principal cartão postal e também um dos mais conhecidos do Brasil. Desta forma, uma data de tamanha importância como o centenário de sua conquista merece, de fato, uma grande comemoração. Até porque foram cinco teresopolitanos os desbravadores, os primeiros a chegar ao topo da face Norte do Dedo de Deus. Um marco histórico para Teresópolis e para o montanhismo brasileiro”, avalia o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho. 

Entre as atrações previstas, estão exibições de filmes, exposições, escaladas, homenagens, culto ecumênico no topo do Dedo de Deus e missa em ação degraças, com a participação especial da Orquestra Camerata Thereza Christina. Também integra a programação a exibição do documentário “Caminho Teixeira”, filmado em Teresópolis no ano de 2009 e que revive a conquista da famosa montanha. Produzido pela 9d Produções com apoio da Secretaria de Cultura, o filme abriu a 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, em 2009, e participou de mostras de filmes sobre esportes de aventura em montanha, além de outros festivais de cinema, dentro e fora do Brasil.

Programação:

Dia 3 de abril – Casa de Cultura Adolpho Bloch

8h30 e 13h30 - Exibição do documentário 'Caminho Teixeira', seguida de palestra com o presidente do Centro Excursionista Teresopolitano (CET), MarcelloMedeiros.

Dia 4 de abril – Casa de Cultura Adolpho Bloch

Exposição 'Dedo de Deus – Inspiração e Arte, com trabalhos da Sociedade dos Artistas de Teresópolis (Soarte), em homenagem à conquista do Deus deDeus. Visitação de segunda a sábado, das 9h às 18h.

Dia 4 de abril – Calçada da Fama

10h às 16h - Exibição do filme 'Caminho Teixeira' e Exposição 'Páginas da História do Dedo de Deus', mostra itinerante com textos, fotos e documentos doPró-Memória Teresópolis

Dia 5 de abril – Casa da Memória Arthur Dalmasso

Exposição 'Dedo de Deus - 100 anos de conquista', com paineis ilustrativos, documentos originais e objetos. Visitação de segunda a sexta, das 13h às 17h, eaos sábados, das 14h às 18h.

Dia 7 de abril – Complexo do Dedo de Deus

6h - Escalada nas montanhas: Dedo de Deus; Dedinho de Nossa Senhora; Escalavrado; Cabeça de Peixe.

Dia 7 de abril - Auditório Guarani - sede do Parque Nacional

19h - Amostra de filmes de Montanha

Homenagem aos que participaram da história do Dedo de Deus

Abertura da exposição histórica do Dedo de Deus

Coquetel

Dia 8 de Abril - Complexo do Dedo de Deus

10h - Início do Culto Ecumênico no Cume do Dedo de Deus (vagas limitadas). Concentração no Centro de Informações Turísticas no Soberbo.

Dia 8 de abril - Centro de Informações Turísticas no Soberbo

15h - Missa em Ação de Graças com a participação da Orquestra Camerata Thereza Christina

Texto: Geógia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário