Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Clube Panorama concentrará desabrigados do temporal de 06 de abril de 2012

Clube Panorama concentrará desabrigados

Espaço amplo contará com equipe de assistentes sociais e psicólogos

Teresópolis, 11 de abril de 2012 – Unido à população e prestando auxílio às famílias atingidas pela forte chuva da última sexta-feira, dia 06, o Prefeito Arlei e a Primeira Dama Alessandra Rosa, acompanhados dos Secretários Municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva, de Desenvolvimento Social, Graça Granito, e de Educação, Leonardo Vasconcelos, estiveram nesta quarta-feira, dia 11, no Ciep do Barroso. O local é um dos pontos de apoio do município e está alojando 80 pessoas. Também participaram do encontro os Secretários de Planejamento, Antônio Carlos Moura, e de Turismo, Carlos Tucunduva.

Segundo o Prefeito Arlei, as famílias desabrigadas que estão alojadas nos quatro pontos de apoio da cidade serão levadas, até esta sexta-feira, para o Clube Panorama. “Estamos montando toda a infraestrutura necessária no Clube Panorama. As famílias afetadas e que não têm para onde ir serão acomodadas em um local amplo e com espaço para a recreação das crianças. Além disso, vamos disponibilizar um veículo para levar as crianças para suas escolas e vale-transporte para que todas as pessoas possam ir trabalhar”, detalhou o Prefeito. O local contará com equipes de assistentes sociais e psicólogos e com o apoio da Guarda Municipal.

Na ocasião, Arlei e sua equipe de governo puderam ouvir as principais demandas e dúvidas da população, principalmente no que se refere à interdição das casas e ao Aluguel Social. “As equipes da Defesa Civil estão fazendo vistorias nas comunidades atingidas e avaliando os riscos das residências. Com base neste levantamento, a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop) fará a negociação com os proprietários das casas que tiverem interdições permanentes. Cada família terá três opções: receber indenização do Governo Estadual, se inscrever no programa de aluguel social enquanto aguarda a construção de unidades habitacionais pelo poder público, ou se inscrever no programa de compra assistida, em que o morador receberá o valor correspondente à avaliação feita do seu imóvel”, explicou o Cel. Roberto Silva, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Trabalhando em conjunto com a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social já iniciou o levantamento das famílias atingidas. “A interdição do imóvel é o que assegura o recebimento do Aluguel Social. Estamos em contato permanente com o Governo do Estado e eles nos auxiliarão no cadastramento da população que precisará receber o benefício”, detalhou Graça Granito, Secretária de Desenvolvimento Social.

Adaptações no Clube Panorama

Como o Clube Panorama será utilizado como abrigo pelo prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por até 180 dias, para acolher os desabrigados do temporal da última sexta-feira, 6, equipes das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos e de Saúde estiveram no local, nesta quarta-feira, 11, para começar o trabalho de limpeza e manutenção do espaço, como a recuperação da rede elétrica, e de coleta de água para análise.

“Vamos colher água para fazermos uma análise microbiológica do material. Se a água estiver contaminada, deverá ser feita a limpeza das caixas d’água para que fique adequada ao consumo”, explicou a veterinária da Vigilância Ambiental/Vigiágua da Secretaria de Saúde, Eveline Brasil. Além disso, será feito um trabalho de desratização no entorno do prédio.

O Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva, acompanhou os serviços de adaptação e ressaltou a parceria da Prefeitura com a Cruz Vermelha no atendimento aos desabrigados. “Esse trabalho está sendo feito por diversas secretarias em parceria com a Cruz Vermelha, que tem grande experiência no assunto. Fizemos vistoria no clube para determinar quais áreas poderão ser usadas, pois é fundamental que os abrigados estejam em segurança”, afirmou.

O Cel. Roberto Silva lembrou que a Prefeitura promoveu em conjunto com o Governo do Estado um curso de administração de abrigos e que há voluntários capacitados para esse trabalho. O presidente da Cruz Vermelha em Teresópolis, Herculano Abraão, também esteve no clube e frisou a importância de oferecer um local seguro para os desabrigados.

O imóvel foi vistoriado na terça-feira, dia 10, pelo Prefeito Arlei e por técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil, de Planejamento, de Administração e da Procuradoria Geral, que fizeram um levantamento do patrimônio do clube e da situação do prédio.

Texto: Fabiana Fuchs e Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida e Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário