Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Inea reforça limpeza do Rio Paquequer em Teresópolis RJ

Inea reforça limpeza do Rio Paquequer

Teresópolis, 13 de abril de 2012 – Desde o último sábado, 7, equipes e máquinas do Programa Limpa Rio, do Inea – Instituto Estadual do Ambiente, trabalham na desobstrução do canal extravasor do Rio Paquequer, na Barra do Imbuí, e no desassoreamento do rio, na altura de Paineiras. A presidente do Inea, Marilene Ramos, esteve na cidade, no domingo, 8, fez um sobrevoo no município e constatou que os deslizamentos de terra, ocorridos devido ao temporal da última sexta-feira, 6, voltaram a assorear os leitos de vários cursos d’água. 

“Um bambuzal tombou da margem do rio, na altura do extravasor, e foi arrastado para dentro do rio formando uma barreira, interrompendo o fluxo da água. Mas, de qualquer forma, é preciso ser feita a desocupação de trechos das margens para em seguida realizar a contenção e desassoreamento do rio”, relatou Marilene Ramos.

De acordo com Marilene Ramos, além das medidas emergenciais, há um estudo sobre o rio e os principais afluentes em andamento que será transformado em um projeto e solicitado recursos financeiros ao Governo Federal para fazer as intervenções necessárias de forma definitiva. Assim, o rio pode voltar a ter um escoamento suficiente para que não ocorram enchentes.

A Prefeitura acompanha de perto o trabalho feito pelo Inea. “O Prefeito Arlei pediu ajuda ao Governo do Estado para o serviço de desassoreamento do rio e o Governador Sérgio Cabral atendeu prontamente. Agradecemos o empenho da presidente do Inea, Marilene Ramos, que imediatamente após o temporal da sexta, enviou funcionários e máquinas para a cidade”, frisou o Ouvidor Municipal, Luiz Carregal, que tem prestado informações para os técnicos do instituto sobre as demandas com relação ao Rio Paquequer. 


Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marcos Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário