Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Prefeitura de Teresópolis reforma escolas de Três Córregos e Cruzeiro

Prefeitura reforma escolas de Três Córregos e Cruzeiro

Unidades voltam a funcionar nesta segunda-feira, 16

Teresópolis, 16 de abril de 2012 – A Prefeitura de Teresópolis inaugurou no último sábado, 14, a reforma das escolas municipais Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos, e Maria Mendes, no Cruzeiro, no 2º Distrito. As unidades foram atingidas pela tragédia de janeiro de 2011 e estavam desativadas. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Arlei, da Primeira dama, Alessandra Rosa, Secretários Municipais e Vereadores. A comunidade escolar também marcou presença no evento. As aulas retornam nesta segunda-feira, 16.

O Prefeito Arlei lembrou que o retorno do funcionamento das escolas foi uma das metas da sua gestão. “Devolver as escolas para as comunidades de Três Córregos e Cruzeiro foi um compromisso que assumi. Temos que agradecer a todos que trabalharam na reforma e também à promotora do Ministério Público Anaíza Malhardes, que nos ajudou na questão administrativa para que pudéssemos reabrir as escolas”, ressaltou o Prefeito, acrescentando que até o final do ano cerca de 40 unidades de ensino terão sido reformadas. O Ministério Público firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Prefeitura para que as aulas aconteçam provisoriamente fora do período de chuvas nas escolas.

Para o Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o retorno das aulas nas unidades é uma importante vitória. “Cada sala de aula que passa a funcionar significa mais uma força para a Educação e a Secretaria, por determinação do Prefeito Arlei, trabalha para que todas as crianças de nossa cidade estejam em sala de aula”, frisou o Secretário, lembrando que as crianças não ficaram sem aulas durante o período em que as escolas estavam fechadas, pois foram transferidas para outras unidades e que a Prefeitura disponibilizou transporte.

Os Vereadores Ademir Enfermeiro, Dr. Carlão e Mandinho enalteceram o trabalho do Prefeito Arlei e de sua equipe. “É um dia especial para essas localidades. Morei aqui em Três Córregos durante três anos e vivenciei o problema do fechamento dessas escolas. O Prefeito Arlei realiza hoje o sonho desses alunos, professores e moradores”, pontuou Ademir. Dr. Carlão lembrou o empenho dos moradores para que as escolas fossem reabertas. “Essa é uma data marcante, principalmente para os cidadãos que lutaram para que as escolas retornassem. Parabenizo o Prefeito, os Secretários Leonardo e Denilson e o Ministério Público”, destacou. 

O Vereador Mandinho também mencionou a importância do momento. “A reabertura dessas escolas é uma grande conquista para toda a comunidade escolar, alunos, pais, professores. Isso foi possível, graças ao Prefeito Arlei e a sua equipe”. Os Vereadores Cláudia Lauand, Major Anderson e Marcelo Oliveira também estiveram presentes às solenidades.

Sonho realizado

A diretora da escola Nadir Veiga Castanheira, Adriana Cardoso Nunes, frisou a importância da gestão que prioriza a educação. “É muito bom trabalhar com um governo que prioriza a educação, o bem-estar dos seus alunos. Temos agora um excelente laboratório de informática e vamos receber livros para a biblioteca. Isso vai contribuir para o aprendizado dos estudantes”, destacou Adriana.
Gisele Gomes, estudante da escola Nadir Veiga Castanheira, fica feliz com o novo laboratório de informática
Andréia da Motta Pereira é mãe da aluna Maria Luiza, de seis anos, e fez questão de participar da inauguração. “Ter a nossa escola funcionando de novo é uma alegria imensa porque chegamos a acreditar que não reabriria mais. Mas nos reunirmos com o Secretário Leonardo e com o Prefeito e eles nos deram a esperança de nossos filhos voltarem a estudar aqui. Hoje isso é uma realidade”, comentou.

Marli Quintanilha é diretora da escola Maria Mendes e ficou emocionada com o retorno do funcionamento da unidade. “Hoje é um dia muito feliz porque essa inauguração é a prova de que não devemos desistir de nossos sonhos. É gratificante poder devolver a escola para as crianças, pais e comunidade”, disse Marli, destacando a apresentação que os alunos fizeram mostrando as festividades do calendário de 2012, como a festa junina.

Márcia de Oliveira Martins é mãe de aluno e também estudou na escola Maria Mendes. Junto com outros pais, lutou para pelo retorno das aulas. “Em nome da comunidade do Cruzeiro, agradeço ao Prefeito Arlei por realizar um dos nossos maiores desejos. Essa inauguração é a prova de que a comunidade unida consegue o que precisa”, afirmou. 

Escolas reformadas

Entre os serviços executados nas unidades de ensino estão a recuperação de todas as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias; recuperação do revestimento externo e interno de pisos e paredes, com pintura geral; conserto do telhado, colocação de forro em placas de PVC e calha de alumínio; recuperação e substituição de portas, janelas e portões; instalação de caixas d’água; construção de muro; e conclusão da nova cozinha, dispensa e área de serviço.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Um comentário:

  1. deus nao tarda e nem falha...obrigado prefeito arley e secretario leonardo(é muita felicidade)sonho realizado...nossa escola funcionando,e com pessoas competentes(diretora maravilhosa,atensiosa,tenho certeza q o nadir veiga vai ser uma nova escola em todos os sentidos....

    ResponderExcluir