Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de abril de 2012

Temporal de 6 de abril-Prefeitura de Teresópolis e entidades fazem pesquisa para levantar prejuízos do comércio

Temporal de 6 de abril-Prefeitura e entidades fazem pesquisa para levantar prejuízos do comércio 

Teresópolis, 10 de abril de 2012 – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Teresópolis, em parceria com a Aciat – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, Sincomércio – Sindicato do Comércio de Teresópolis, Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e Sebrae-RJ, vai começar a fazer nesta quarta, 11, uma pesquisa de avaliação dos impactos do temporal do último dia 6 na economia da cidade. Serão visitados estabelecimentos na Várzea, Alto, São Pedro e Fonte Santa, entre outras áreas atingidas. A iniciativa conta ainda com o apoio do Governo do Estado, através da Sedeis – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços.

“No dia seguinte à chuva, percorremos junto com o Prefeito Arlei estabelecimentos comerciais que foram inundados e constatamos que o prejuízo foi grande, com perda de estoques e equipamentos. Mas para que possamos mensurar com mais exatidão, vamos fazer este levantamento e o resultado vai nortear as ações de recuperação financeira para o restabelecimento das empresas”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Breder, na reunião realizada nesta terça-feira, 10, com representantes das entidades parceiras para definição dos detalhes do trabalho que será feito.

Presente ao encontro, o presidente do Sincomércio, Igor de Oliveira, ressaltou que além do auxílio aos empresários, como a concessão de linhas de empréstimos com taxas mais baixas, o município deve adotar medidas para que os alagamentos não aconteçam. “A iniciativa é muito válida porque sabemos que vários comerciantes vão precisar dessa ajuda para se reerguer, mas temos que pensar também na solução do problema das enchentes. Acredito que o poder público deve fazer a dragagem do Rio Paquequer para que essas inundações não voltem a acontecer no próximo verão”. O Secretário Eduardo Breder informou que está no cronograma da Prefeitura a realização desse serviço, que vai ser feito em conjunto com o Governo do Estado.

A previsão é de que o relatório parcial da pesquisa esteja pronto nesta sexta-feira, 13, ocasião em que os representantes da Prefeitura e das entidades vão se reunir novamente para avaliar os dados coletados e elaborar o plano de ação que deverá conter medidas como a prorrogação de prazos para pagamento de impostos; concessão de linhas de crédito com juros mais baixos que os praticados no mercado; e prestação de consultoria empresarial, jurídica e financeira.

Texto: Mara Lúcia
Foto: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário