Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Teresópolis recebe consultor do Ministério da Cultura para debater construção do Sistema Municipal de Cultura

Teresópolis recebe consultor do Ministério da Cultura para debater construção do Sistema Municipal de Cultura


Teresópolis, 11 de abril de 2012 - O consultor do Ministério da Cultura (MinC) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Flávio Aniceto, esteve em Teresópolis nesta quarta-feira, 11 de abril, para uma reunião com o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e o coordenador de projetos da Secretaria de Cultura, Lu Guarilha. Durante o encontro, foi debatida a construção do Sistema Municipal de Cultura, que está em andamento e contará com o assessoramento de Aniceto.

“Com o Sistema Municipal de Cultura, resultado de um processo democrático, com a participação do poder público e da sociedade civil, teremos definidas as ferramentas necessárias e as políticas públicas que vão nortear a cultura no município pelos próximos anos. Sem dúvida, mais um grande avanço para o desenvolvimento cultural de Teresópolis”, avalia o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Durante a visita, Flávio Aniceto avaliou o atual estágio do município dentro do processo de construção do sistema e saiu satisfeito. “Teresópolis está caminhando muito bem. A cidade conta com Conselho de Cultura em funcionamento, Fórum de Cultura Permanente, Fundo de Cultura, realizou duas conferências e está formulando a criação de seu Plano Municipal de Cultura. Nossa expectativa é que o Plano seja entregue ainda este ano, finalizando um ciclo que começou na 1ª Conferência de Cultura de Teresópolis, em 2009, e deixando uma nova semente plantada, com todas as diretrizes para o início de um novo ciclo”, elogiou o consultor, lembrando ainda que Teresópolis fez parte de todas as etapas do processo. “O Sistema Nacional é fruto de uma criação coletiva, que teve a participação de Teresópolis em todas as suas etapas. A cidade fez sua parte desde o início, assim como outros municípios da Região Serrana, dando um importante passo político e organizativo”, acrescentou.

O Sistema Municipal de Cultura será um instrumento único, que vai consolidar o conselho, o fundo e o plano de cultura de Teresópolis, integrando, por sua vez, o Sistema Nacional de Cultura. O trabalho conjunto, com a adoção de políticas públicas locais em acordo com as nacionais, favorece o desenvolvimento de novos projetos e a inclusão do município em programas, além de facilitar a obtenção de recursos junto ao Governo Federal. Neste momento, 37% dos municípios do Estado do Rio de Janeiro integram o Sistema Nacional de Cultura, incluindo Teresópolis.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário