Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de maio de 2012

2º Encontro de Choro de Teresópolis faz sucesso na Casa de Cultura

2º Encontro de Choro de Teresópolis faz sucesso na Casa de Cultura
2º Encontro de Choro de Teresópolis faz sucesso na Casa de Cultura



Teresópolis, 02 de maio de 2012 - Para os amantes do chorinho, a noite foi de festa no último sábado, 28 de abril, durante o 2º Encontro de Choro de Teresópolis, realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em comemoração ao Dia do Choro (23 de abril), o evento reuniu músicos, compositores e amantes do estilo, que viveram momentos mais do que especiais.
Geremias Cruz, organizador do evento, e Gustavo Agostini

“Ações como esta contribuem de forma expressiva para o desenvolvimento da cultura em Teresópolis. São iniciativas simples, mas que pontuam momentos e datas importantes para a cultura de forma geral, como o Dia do Choro, representando uma espécie de homenagem a todas as manifestações artísticas”, comentou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
A Casa de Cultura ficou cheia para o 2º Encontro de Choro de Teresópolis

Com organização do violonista Geremias Cruz, professor de violão da Secretaria de Cultura, o encontro contou com a presença de alunos e músicos convidados, explorando variados instrumentos: Gustavo Agostini, no bandolim; Emma Dickson, na flauta; Renan Antonini, no violino; Marcelo Campos, no clarinete; e Ayrton Rebello, no pandeiro; além de Hugo Barbosa, Marcos André, Levi Firme e Geremias Cruz, que assumiram os violões. Destaque para a participação especial de João Alfredo, que esteve à frente do pandeiro e do tamborim. Músico de carreira internacional, João Alfredo fez parte, durante 27 anos, do Galo Preto, um dos mais importantes grupos de choro da atualidade, e já acompanhou grandes instrumentistas, compositores e intérpretes, como Hermeto Pascoal, Sivuca, Paulinho da Viola, Elza Soares e Marisa Monte, entre outros.
Geremias Cruz, Gustavo Agostini, Marcelo Campos e João Alfredo

No repertório do concerto, clássicos do chorinho foram interpretados de forma majestosa, como 'Vou Vivendo', 'Naquele Tempo', 'Abraçando Jacaré' e 'Rosa', de Pixinguinha; além de 'Escorregando', de Ernesto Nazareth; 'Corta Jaca', de Chiquinha Gonzaga; e 'Flor Amorosa', de Joaquim Calado, considerado o pai do choro. A apresentação teve casa cheia e agradou. “Tudo de bom poder relembrar e cantar junto, foi um espetáculo maravilhoso. O jovem de hoje precisa conhecer mais o chorinho. Que venham outros encontros como este. Certamente estarei aqui novamente para prestigiar”, elogiou o funcionário público João Batista de Resende.
O Secretário de Cultura Ronaldo Fialho, com João Alfredo e Marcos André

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário