Pesquisar este blog

sábado, 19 de maio de 2012

Alunos da Associação CAMP (Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro) Teresópolis visitam Casa da Memória Arthur Dalmasso

Diretora do Patrimônio Histórico, Regina Rebello orienta os alunos
Alunos da Associação CAMP visitam Casa da Memória Arthur Dalmasso


Teresópolis, 18 de maio de 2012 - Nesta quinta-feira, 17, cerca de 100 jovens, integrantes da Associação CAMP Teresópolis, estiveram na Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede da Secretaria de Cultura. A visita teve como objetivo conhecer o casarão, tombado pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), sua arquitetura, história e acervo, além de ver a exposição 'Dedo de Deus – 100 anos da conquista', montada no primeiro piso da casa.

“É uma grande alegria constatar o interesse das pessoas pela história do casarão e, consequentemente, de Teresópolis, através das exposições. Precisamos conhecer nosso passado para passar este conhecimento às futuras gerações e assim preservar nossa identidade. A Casa da Memória estará sempre aberta”, avaliou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Acompanhados pela professora Magda Becker, os alunos foram divididos em dois grupos e visitaram a casa pela manhã e à tarde, sendo orientados pela pesquisadora Márcia Bastos e pela diretora do Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, Regina Rebello. “Sempre que há uma nova exposição, visitamos a Casa da Memória. Acho importante, pois, dessa forma, os alunos vivenciam mais a história da cidade e adquirem novos conhecimentos. Hoje em dia, o conhecimento é fundamental, representa um diferencial que pode garantir aos nossos jovens maiores chances no mercado de trabalho”, comentou a professora.
A exposição 'Dedo de Deus - 100 anos da conquista' despertou o interesse do grupo

Os alunos gostaram do que viram. “Entrei este ano no Camp e foi minha primeira visita à Casa da Memória. Adorei. Eu nunca tinha entrado aqui. Gostei muito de tudo, inclusive da exposição. Eu não fazia ideia de toda esta informação sobre o montanhismo e o Dedo de Deus. Aprendi bastante hoje”, comentou Caroline Motta Gonçalves, de 16 anos.

Fundada em 1984, a Associação CAMP (Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro) Teresópolis é uma instituição sem fins lucrativos, com projeto educacional voltado para o desenvolvimento de atividades de formação, preparo e encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho. Direciona seu trabalho a jovens na faixa etária de 14 a 23 anos e, desde sua criação, é presidida por Madalena Rucker.

A Casa da Memória Arthur Dalmasso fica aberta ao público de segunda a sexta, das 13h às 17h, e aos sábado, das 14h às 18h. Visitas de grupos podem ser agendadas pelo telefone 2742-2918.
Alunos do CAMP em visita à Casa da Memória de Teresópolis

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Rafael Correa e Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário