Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cultura de Raiz abre a temporada das festas juninas neste domingo em Teresópolis

"Seu' Timbira, com Genaro da Zabumba, Ayrton Rebello, Zé Luiz e Tião do Triângulo
Cultura de Raiz abre a temporada das festas juninas 


Teresópolis, 30 de maio de 2012 - Neste domingo, dia 3 de junho, acontece na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubtschek – Araras), a partir das 9h30, aquinta edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2012. Este mês, o projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, terá como tema as festas juninas e, por isso, viola, sanfona e quadrilha estão entre os ingredientes que não poderão faltar. Para celebrar a mês de homenagens aos santosfesteiros – Santo Antônio, São João e São Pedro – o evento terá atrações especiais, valorizando mais do que nunca a cultura popular e a música do homem do campo.

Entre os convidados, estão confirmadas as apresentações do sanfoneiro 'Seu' Timbira, Crésio da Vila, Mario do Violão e a dupla Edson e Moacir Rosa, entre outros. O violonista Geremias Cruz também confirmou presença com repertório de chorinho. O clima esperado é de um verdadeiro arraial, com direito inclusive a muita quadrilha. Além das atrações no teatro da casa, o público poderá conferir estandes de quitutes, artesanato e prestação de serviços na Sala de Dança da Casa de Cultura.

“O Cultura de Raiz está consolidado como um projeto mais do que bem sucedido, que resgata a genuína música do homem do campo, valoriza a cultura popular e revela talentos. Este mês, em especial, será ainda mais animado, com a presença de muitos sanfoneiros, alegria e descontração. A casa estará aberta a todos”, convida o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o Encontro de Cultura de Raiz foi lançado em abril de 2009 e tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura de raiz. Ao todo, já foram realizadas 34 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro, com entrada franca.

Música na Matriz

Também neste domingo, dia 3, acontece mais uma edição do projeto Música na Matriz. Neste mês de junho, o projeto, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, terá como atração o Coro Jovem da Universidade Federal Fluminense (UFF), que se apresentará com cerca de 35 componentes, sob a regência de Márcio Selles e acompanhamento de Peri Santoro. O concerto será realizado às 16h, na Matriz de Santa Teresa, localizada na Praça Balthasar da Silveira. A entrada é gratuita.

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário