Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Prefeito Arlei determina reabertura em junho do PSF da Granja Florestal

Equipes da Prefeitura vão recuperar o PSF da Granja Florestal para reabertura da unidade em junho
Prefeito Arlei determina reabertura em junho do PSF da Granja Florestal


Teresópolis, 23 de maio de 2012 – Em visita ao PSF da Granja Florestal na manhã desta quarta-feira, 23, o Prefeito Arlei determinou que todas as providências sejam tomadas para a reabertura da unidade no mês de junho. Acompanharam a visita os secretários municipais Carlos Otávio de Sant’Anna (Saúde), Roberto Silva (Meio Ambiente e Defesa Civil), Denílson Moraes (Obras e Serviços Públicos) e o Subsecretário Tião Correa (Parques e Jardins), além dos vereadores Dr. Carlão e Ademir Enfermeiro.
Pastor Cláudio Ferro, Vereador Dr. Carlão e Prefeito Arlei no PSF da Granja Florestal

“Serão feitas as obras orientadas pela Defesa Civil. Vamos mobilizar praticamente toda a estrutura das Secretarias de Obras e de Saúde para que, em quinze dias úteis, o posto de saúde da Granja Florestal seja reinaugurado. É um compromisso nosso com a população”, Arlei determinou.

Interditado preventivamente pela Defesa Civil desde a tragédia climática de janeiro de 2011, a unidade foi desinterditada nesta quarta, após vistoria técnica que determinou a realização de intervenções no terreno da unidade, como a retirada de terra acumulada e a canalização de água na encosta localizada a cerca de 20 metros de distância do prédio onde funciona o posto. “Verificamos as intervenções que devem ser feitas para possibilitar a reabertura do posto o mais rápido possível, e com toda a segurança. Entre elas, a retirada de um material acumulado e a canalização de uma água residual que não existia antes da catástrofe de janeiro de 2011”, enumerou o coronel Roberto Silva, Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil.
Moradora Donizete Barbosa: “Espero que o posto de saúde volte a funcionar em breve”

A revitalização do PSF inclui reparos nas janelas, grades e piso, colocação de divisórias, reparos hidráulicos e elétricos e pintura, entre outros. Todo o trabalhoestá a cargo das equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Subsecretaria de Parques e Jardins. “O Prefeito determinou e quer dar uma resposta o mais breve possível para a comunidade. Todos estão empenhados em resolver tudo para que em quinze dias úteis o posto esteja funcionando e servindo os moradores. Essa é a determinação do Prefeito Arlei”, pontuou o Subsecretário Tião Correa.
 Vereadores Ademir Enfermeiro e Dr. Carlão acompanham a visita ao PSF da Granja Florestal

O Secretário de Saúde garantiu que o PSF da Granja Florestal voltará a funcionar com todos os atendimentos prestados antes da interdição. “As atividades serão retomadas, com todos os serviços que a unidade oferecia anteriormente, como atendimento de gestantes e crianças, puericultura, curativos, vacinação, todos os serviços de apoio da equipe de enfermagem e dos agentes comunitários de saúde”, assegurou, informando que a Secretaria de Saúde busca a contratação de um clínico geral para atendimento médico na unidade. “O equipamento necessário para a montagem da unidade de saúde e toda a mobília já estão comprados”, adiantou Carlos Otávio.
Prefeito Arlei com Subsecretário Tião Correa e Vereador Dr. Carlão com moradores no PSF da Granja Florestal: unidade será revitalizada e equipada para voltar a funcionar no início de junho

O Vereador Dr. Carlão enalteceu a determinação do Prefeito Arlei para a reativação em junho do posto de saúde. “As comunidades dessa região foram bastante prejudicadas pela catástrofe de 2011, com muitas perdas, inclusive a do PSF. É vital a reabertura desse posto de saúde, para que volte a atender a população com medicamentos, consultas médicas e controle de diabetes e de hipertensão arterial”, assinalou.

Moradores aprovam reabertura

Os moradores aguardam ansiosos pela reativação. “A reabertura do PSF significa muito pra gente, pois é mais perto de casa. Eu tive vários atendimentos bons aqui e espero que o posto de saúde volte a funcionar em breve”, disse a moradora Donizete Barbosa, da comunidade de Córrego do Príncipe. “O PSF é muito importante, porque sem ele o povo tem que ir até o PSF da Barra ou de outros bairros. Estamos esperando e agradecemos a Arlei, que está focalizando aqui e querendo ajudar a gente mesmo”, acrescentou o pastor Cláudio Ferro, residente na Granja Florestal.
Subsecretário Tião Correa, Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Roberto Silva, com o Prefeito Arlei: PSF de Granja Florestal é desinterditado para recuperação e reabertura em junho

Autor de um abaixo-assinado pedindo a reabertura do PSF da Granja Florestal, o morador Hélio Nicolay aprovou a atuação do Poder Público. “Protocolamos o abaixo-assinado há duas semanas na Secretaria de Saúde e parece que fomos atendidos. Sinal de que a administração ouve e atende as necessidades da população. O exemplo está aqui”, comemorou.
Morador Hélio Nicolay: administração municipal ouve e atende as necessidades da população

O posto atende moradores da Granja Florestal, Posse, Campo Grande, Salaco, Salaquinho, Cascata do Imbuí e Dente de Ouro. A equipe é formada por profissionais qualificados, entre médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agentes de saúde e recepcionista. O prédio é composto por farmácia, recepção, sala de espera, banheiros, sala de ginecologia, consultórios médicos, salas de cuidados básicos e de curativos e sala de vacina e esterilização.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário