Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Prefeitura de Teresópolis contesta falta de alimentação nos pontos de apoio que alojam desabrigados das chuvas

Cozinheira prepara o almoço das famílias alojadas no Ciep do Rosário em Teresópolis
Prefeitura contesta falta de alimentação nos pontos de apoio que alojam desabrigados das chuvas


Teresópolis, 2 de maio de 2012 – A Prefeitura de Teresópolis abriu as portas do Ciep 475 Professor Sebastião Mello, no Rosário, nesta quarta-feira, 2, e mostrou que, ao contrário do que foi divulgado por alguns órgãos de imprensa no último fim de semana, a despensa e a cozinha da unidade escolar estão bem abastecidas. Existem mantimentos suficientes para garantir as cinco refeições diárias oferecidas para as 103 pessoas que se encontram alojadas provisoriamente no local desde o temporal do dia 6 de abril.

Além de arroz, feijão, macarrão, carne bovina, café, leite em pó, pão, biscoito doce e salgado, complemento alimentar e cereais para confecção de mingau para as crianças menores, legumes e frutas, a despensa conta ainda com material de higiene pessoal e de limpeza. Os desabrigados recebem café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia; o cardápio do dia é montado seguindo orientação de nutricionista.
Secretários de Educação, Leonardo Vasconcellos, e de Desenvolvimento Social, Graça Granito: alimentação balanceada e cinco refeições diárias garantidas

“Todo o cuidado com a alimentação existente nas escolas municipais nós trouxemos para os pontos de apoio que funcionam como abrigo. Aqui tem nutricionista e cozinheiras capacitadas para a questão da higiene e do trato com o alimento, com acompanhamento nutricional para o diabético e àqueles que devem ter uma alimentação diferenciada. Por determinação do prefeito, a cada dia da semana um secretário municipal dá atenção aos desabrigados”, garantiu o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, acrescentando que as pessoas alojadas provisoriamente no Ciep do Rosário contam ainda com atendimento de equipes das secretarias de Educação, de Desenvolvimento Social, de Cultura, com recreação infantil, e de Saúde, na vigilância médica.
 Despensa do Ciep do Rosário abastecida, com alimentação garantida para as 103 pessoas abrigadas no local

Abrigado desde o dia 6 de abril no Ciep com a mulher, três filhos e os pais, o auxiliar de serviços gerais Fabiano Ribeiro, de 29 anos, garantiu que a alimentação é fornecida diariamente. “Não tem faltado nada não. O pessoal tá apoiando e fazendo a alimentação direitinho pra todo mundo aqui. Todos estão sendo bem atendidos, meus filhos, as crianças, todo mundo”, assegurou.

Diariamente, equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), formada por assistente social, advogada, psicóloga e pedagoga, visita os pontos de apoio para dar atendimento às famílias. “Nós nos revezamos e prestamos esse atendimento psicossocial e jurídico, inclusive nos feriados e fins de semana. O objetivo é a minimização dos traumas vividos por eles e ajudá-los a se reestruturar para retomar a sua vida”, explicou a assistente social Alessandra Miranda Medeiros, coordenadora do CREAS, cuja sede funciona na Secretaria de Desenvolvimento Social, no Alto.

De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Graça Granito, atualmente existem 103 desabrigados no Ciep Sebastião Mello, no Rosário, e 34 pessoas no prédio anexo da APAE Teresópolis, na Ermitage. “A supervisão dos pontos de apoio é feita diariamente e os alimentos que estiverem faltando são repostos todos os dias”, garantiu, informando que a transferência das famílias abrigadas no Ciep do Rosário depende de a Prefeitura concluir as obras de adaptação no prédio onde funciona o Panorama Country Clube, no bairro Panorama. “Pretendemos fazer a remoção neste fim de semana, o pessoal da Secretaria de Obras está no local trabalhando incessantemente para que a gente possa mudar para lá e as aulas no Ciep sejam retomadas”, finalizou Graça Granito.
 Auxiliar de serviços gerais Fabiano Ribeiro: “Todos estão sendo bem atendidos”

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário