Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Prefeitura de Teresópolis é homenageada na Alerj pelo incentivo à doação de leite humano e ao aleitamento materno

Chefe do Banco de Leite Humano do IFF, Franz Novak, Chefe da Divisão de Programas da Secretaria de Saúde, Maria da Conceição Salomão, e o marido, médico José Roberto Salomão
Prefeitura de Teresópolis é homenageada na Alerj pelo incentivo à doação de leite humano e ao aleitamento materno


Teresópolis, 23 de maio de 2012 – A Prefeitura de Teresópolis foi homenageada em sessão solene da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na última segunda-feira, 21, pelo trabalho realizado pela Divisão de Programas da Secretaria Municipal de Saúde com relação ao incentivo à doação de leite humano e ao aleitamento materno no município. O trabalho é promovido através do Centro Materno Infantil, onde funciona o Posto de Coleta de Leite Humano, reconhecido como ‘ação inovadora’ pela assembleia.

“Receber a homenagem é o reconhecimento do trabalho de uma equipe coesa, responsável e humanizada. Além de todas as atividades que promovemos estimulando o aleitamento materno, desde agosto de 2011 quando conseguimos implantar, com o apoio do Consulado do Japão, o Posto de Coleta de Leite Humano foi uma importante conquista, fundamental para reforçar este trabalho”, frisou a pediatra Maria da Conceição Salomão, Chefe da Divisão de Programas da Secretaria de Saúde de Teresópolis. O Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro, de Niterói, e os entrepostos de coleta de leite humano do Rio de Janeiro também foram homenageados como ações inovadoras.
 Homenageados em sessão solene da Alerj que reconheceu trabalhos de incentivo à doação do leite humano e o aleitamento materno

Na ocasião, foi lançada a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, de iniciativa da Deputada Estadual Claise Maria Zito (PSD), presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj, a ser realizada, anualmente, na semana do dia 19 de maio. A parlamentar homenageou o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) com a Medalha Tiradentes, honraria mais importante do Legislativo fluminense. “Tenho o orgulho em afirmar que nosso estado tem muito a colaborar, sendo pioneiro na criação de uma semana de ações voltadas exclusivamente à doação do leite materno”, ressaltou a parlamentar.

Para o diretor do IFF/Fiocruz, Carlos Maciel, o projeto pode ser o ponto de partida para a construção de uma mobilização nacional. “Através de campanhas como essa, temos a oportunidade de resgatar, junto à sociedade, a cultura da amamentação. O trabalho feito pelo IFF é de extrema importância, mas, sem as doadoras, nada seria possível. Dedicamos esta homenagem a elas”, ressaltou. O IFF concedeu à deputada uma placa de agradecimento pelo trabalho feito no Legislativo em favor do aleitamento materno. O Corpo de Bombeiros do Rio (CBMERJ) também foi homenageado com uma Moção de Aplauso e Congratulação, concedida pela Alerj, graças ao Programa Bombeiro Amigo do Peito.

O coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS), Paulo Bonilha, que também foi honrado com uma moção, afirmou que as campanhas de doação são grandes aliadas no combate à mortalidade infantil. Outra moção foi entregue à atriz e humorista Maria Paula, escolhida como madrinha da mobilização.
Coordenador do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite, João Aprígio, Drª Conceição Salomão, doadoras de Teresópolis, atriz Maria Paula e a Deputada Estadual Claise Maria Zito

Receberam ainda Moção de Aplauso e Congratulação a Rede Brasileira de Bancos de Leite Materno e o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Materno. O IFF concedeu Diploma de Reconhecimento aos 18 Bancos de Leite Humano (BLH) do estado do Rio, entre eles o do Hospital Federal dos Servidores, do Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth e da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Texto: Mara Lúcia, com informações do site da Alerj
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário