Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Prefeitura de Teresópolis promove curso sobre amamentação para profissionais de saúde

 A Chefe da Divisão de Programas de Saúde, Drª Conceição Salomão, enfatiza que a parte prática do curso será no Centro Materno Infantil
Prefeitura promove curso sobre amamentação para profissionais de saúde


Teresópolis, 25 de maio de 2012 – A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Teresópolis, através da Divisão de Programas de Saúde, iniciou nesta sexta-feira, 25, em seus auditório, o Curso de Multiplicadores da Iubaam (Iniciativa Unidade Amiga da Amamentação), projeto do Ministério da Saúde no qual os profissionais de saúde são capacitados para promover o aleitamento materno em suas unidades básicas de atendimento. Trinta funcionários da Rede Municipal de Saúde, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas participam da capacitação. A parte prática acontecerá no Centro Materno Infantil, instalado na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, na Várzea.

“O curso é divido em seis módulos, cinco teóricos e um prático. Por exemplo, no primeiro módulo vamos falar sobre situação da amamentação, recomendações atuais e políticas públicas de incentivo à amamentação. Já a parte prática será com gestantes e mães que fazem o acompanhamento com as nossas equipes no Centro Materno”, explicou a pediatra Maria da Conceição Salomão, Chefe da Divisão de Programas de Saúde.

Entre os temas que serão tratados estão as vantagens da amamentação; o papel das unidades básicas de saúde na promoção, proteção e apoio à amamentação; anatomia da mama, fisiologia da lactação, pega e posição; preparação da mulher durante a gravidez para a amamentação; e os ‘10 Passos para o Sucesso da Amamentação’, preconizados pelo Ministério da Saúde e que visam a tornar o aleitamento materno uma prática, evitando o desmame precoce e contribuindo significativamente para a saúde e bem-estar dos bebês, suas mães e comunidade local.

Sandra Erli, assistente social que trabalha no Centro Materno Infantil e multiplicadora da Iubaam, será uma das palestrantes. “Um dos assuntos que vou abordar é o Grupo de Apoio à Amamentação que realiza um trabalho com as gestantes que fazem o pré-natal nas unidades de saúde para prepará-las para que tenham sucesso na maternidade, inclusive com relação ao aleitamento”, frisou.

Para a enfermeira Janette Ferreira, o curso contribui para as atividades realizadas nos PSFs. “Com a capacitação, a gente passa a ter mais instrumentos para ajudar as mulheres nesse momento tão importante de suas vidas que é a maternidade. Tentamos passar para as mães os benefícios de amamentar, o quanto isso contribui para a saúde do bebê e delas também”, comentou a funcionária do PSF do Rosário.
Profissionais de saúde da Rede Municipal são capacitados para promover o aleitamento materno

As próximas etapas do curso acontecem nos dias 1º e 8 de junho. 


Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário