Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de maio de 2012

Teresópolis comemora Semana do Meio Ambiente com exposições,rodas de conversa, cinemateca, teatro de fantoches e música na praça

Teresópolis RJ
Teresópolis comemora Semana do Meio Ambiente com exposições,rodas de conversa, cinemateca, teatro de fantoches e música na praça

Projeto Quartas Ambientais, reunião do Comdema e Conferência do Fórum da Agenda 21 completam a programação

Teresópolis, 29 de maio de 2012 – A Semana do Meio Ambiente 2012, cujo dia é festejado em 5 de junho, será comemorada em Teresópolis com várias atividades. Exposições permanentes, Feira Agroecológica com produtos orgânicos, teatro de fantoches, rodas de conversa, Cinemateca Ambiental com exibição de filmes, recreação infantil e Música na Praça com apresentação do Coro Municipal de Teresópolis fazem parte da programação, que será realizada de 4 a 6 de junho, das 10h às 17h, na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea.

Com realização da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil da Prefeitura de Teresópolis, e organização da Tereviva (Associação de fomento Turístico e Desenvolvimento Sustentável), a abertura oficial da Semana será na próxima segunda-feira, 4, às 11h, na Praça Olímpica.

Reunião Ordinária do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), edição especial do Projeto Quartas Ambientais e a II Conferência do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis completam a programação e serão realizadas no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea).

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, durante a Semana do Meio Ambiente será intensificada a conscientização da população sobre a influência das alterações climáticas, oriundas das agressões à natureza, na ocorrência de acidentes naturais, como deslizamentos de encostas e alagamentos. “Ações como jogar lixo nas encostas ou nos rios, e a ocupação das margens dos cursos d’água, por exemplo, provocam ou agravam a ocorrência de deslizamentos de terra ou de enchentes. Preservar o meio ambiente é fundamental para evitar a eclosão ou o agravamento desses problemas”, orienta o Secretário.

Quartas Ambientais

O tema da edição especial do Projeto Quartas Ambientais é “O Centro de Primatologia do Rio de Janeiro e os programas de conservação dos primatas brasileiros”, que será abordado pelo Dr. Alcides Pissinatti, Diretor do CPRJ. Aberta ao público, a palestra será realizada no dia 6 de junho, às 15h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 - Várzea).

Localizado no município de Guapirimirim, o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro é voltado especialmente para o estudo, manutenção e reprodução das formas mais ameaçadas de primatas não-humanos da floresta atlântica, em criterioso regime de cativeiro (ex situ). Criado em 1975 pela Feema, o CPRJ teve suas atividades ampliadas gradativamente, transformando-se, em poucos anos, em modelo original e único no mundo com o propósito de conservar a fauna primatológica.

Agenda 21 e Conferência

A Agenda 21 é um plano de ação local, que promove iniciativas visando equacionar justiça social, eficiência econômica e conservação ambiental. Sua estruturação em Teresópolis foi iniciada em 2007 e o Programa da Agenda 21 Local foi instituído pela Lei Municipal nº 2.838, de 13 de novembro de 2009.

São atribuições do Fórum da Agenda 21 do Município discutir, formular, documentar, encaminhar, monitorar e divulgar a Agenda 21 Local e o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, através da participação das diversas entidades e segmentos sociais que atuam na cidade. O documento totaliza 40 capítulos, que englobam temas pertinentes ao Município, como meio ambiente, saneamento, habitação, transporte, segurança, educação, saúde e cultura.

Na programação da 2ª Conferência do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis, marcada para o dia 6 de junho, às 18h, no Teatro Municipal, está a realização de uma assembleia extraordinária setorial, onde os membros do Fórum serão escolhidos para cumprir mandato de dois anos.

Parceiros

A Semana do Meio Ambiente de Teresópolis conta com o apoio do SESC, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos, Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental - da Cervejaria Petrópolis), Mosaico Mata Atlântica Central, Corpo de Bombeiros, RPPN Fazenda Suspiro, RPPN Serra Negra, UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos), INEA (Instituto Estadual do Ambiente), CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), Centro Integrado de Agropecuária José Francisco Lippi, Associação Agroecológica de Teresópolis, Associação de Catadores Serrana, Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis e Padrão Águias de Aventura Objetiva.

Algumas dessas instituições estarão expondo os seus projetos ambientais e campanhas ecológicas e distribuindo material educativo em estandes montados na Praça Olímpica. Também são parceiras do evento as secretarias municipais de Segurança Pública, Direitos da Mulher, Educação, Cultura, Turismo, Obras e Serviços Públicos e de Ciência e Tecnologia.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2012

  • SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JUNHO

De 11h às 17 horas - Local: Praça Olímpica, na Várzea

11h — Abertura oficial

Exposições Permanentes

Feira Agroecológica

Teatro de Fantoches (Trupe do Parque)

Roda de Conversa (Técnicos e Educadores das Instituições parceiras)

Cinemateca Ambiental (filmes e Vídeos)

Local: Teatro Municipal (Prefeitura)

17h30 – Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA)

  • TERÇA-FEIRA, 5 DE JUNHO
De 10h às 17 horas - Local: Praça Olímpica, na Várzea

10h – Música na Praça com a Companhia de Teatro Malasartes

Exposições Permanentes

Feira Agroecológica

Teatro de Fantoches (Trupe do Parque)

Roda de Conversa (Técnicos e Educadores das Instituições parceiras)

Cinemateca Ambiental (Filmes e Vídeos)

Recreação Infantil (Sítio Arca de Noé)

  • QUARTA-FEIRA, 6 DE JUNHO
De 10h às 17 horas - Local: Praça Olímpica, na Várzea

10h – Música na Praça com o Grupo Musical da Feira Agroecológica

Exposições Permanentes

Feira Agroecológica

Teatro de Fantoches (Trupe do Parque)

Roda de Conversa (Técnicos e Educadores das Instituições parceiras)

Cinemateca Ambiental (Filmes e Vídeos)

12h – Música na Praça, com apresentação do Coro Municipal de Teresópolis

15h - Local: Teatro Municipal (Prefeitura)

Projeto Quartas Ambientais – “O Centro de Primatologia do Rio de Janeiro e os programas de conservação dos primatas brasileiros”

Palestrante: Dr. Alcides Pissinatti, Diretor do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro

18h - Local: Teatro Municipal (Prefeitura)

  • II Conferência do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis

Texto: Silvia Pimentel
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário