Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Arquivo Nacional vai restaurar mapas de Teresópolis

Arquivo Nacional vai restaurar mapas de Teresópolis
Arquivo Nacional vai restaurar mapas de Teresópolis

Teresópolis, 18 de junho de 2012 - Técnicos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro estiveram na última semana na sede da Secretaria Municipal de Cultura para avaliar a possibilidade de restauração de antigos mapas de Teresópolis. Os mapas estavam em poder de José da Silva Pereira e haviam sido doados ao Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura em 2011. Trata-se dos primeiros mapas de Teresópolis de que se tem notícia, datados do fim do século XIX. Contudo, estavam necessitando de restauro, fato que levou a chefe do Patrimônio Histórico, Regina Rebello, a solicitar o auxílio do Arquivo Nacional.

Atendendo à solicitação, a equipe técnica do Arquivo, liderada pela supervisora de Conservação e Restauração, Lúcia Regina Saramago, veio a Teresópolis e avaliou o material, que foi cedido temporariamente à Coordenação de Preservação do Acervo do Arquivo Nacional para a execução dos serviços de conservação, restauração e digitalização. Após o término dos trabalhos, as plantas retornarão ao acervo da Secretaria de Cultura. A visita garantiu ainda a capacitação dos técnicos da Secretaria de Cultura de Teresópolis, que farão cursos no Arquivo Nacional sobre restauração e preservação de documentos.

“São documentos importantes, que fazem parte da nossa história e jamais poderiam ser perdidos. Só temos a agradecer ao Arquivo Nacional pelo apoio”, comenta o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Texto e foto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário