Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Biblioteca Municipal de Teresópolis realiza Oficina de História e Letras

 Professora Norma Freitas analisa o mito de Chica da Silva
Biblioteca Municipal realiza Oficina de História e Letras


Teresópolis, 21 de junho de 2012 - A Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Sousa, realizou nesta quarta-feira, 20, a palestra ‘Chica da Silva, rainha e escrava’. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, foi voltada para coordenadores de Língua Portuguesa, dinamizadores de leitura e professores de História da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é incentivar o debate sobre os personagens que construíram a identidade do Brasil, analisando a constituição e formação da política escravagista.

Apresentada pela professora Norma Freitas, que tem como tese de Mestrado a dissertação intitulada ‘Da palavra à tela: Chica da Silva, um mito que se constrói’ (2004), a oficina começou com agradecimentos. “A minha vinda aqui tem um tom de agradecimento, porque na época em que eu estava fazendo a pesquisa sobre Chica da Silva para o meu Mestrado, a Biblioteca Municipal me ajudou bastante disponibilizando material a respeito da personagem”, reconheceu Norma.
Professores e coordenadores da Rede Municipal em oficina na Biblioteca

O evento, que, através da palestra, exibição de filme e exposição de livros, abordou imagens multifacetadas que delineiam o mito Chica da Silva, apresentou a personagem sob diversas facetas artísticas e como personagem histórica, através de rica pesquisa apresentada pela professora.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, oferecer capacitação para os profissionais da Rede Municipal é uma das metas da Secretaria. “Essa oficina atende bem às exigências da Lei n° 10.639/03, que incentiva o estudo da contribuição do negro na formação da sociedade nacional, capacitando nossos professores e coordenadores a resgatar em suas aulas a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política da História do Brasil. Assim, a SME cumpre um dos seus papéis”, enumerou o Secretário.
Livros e filme sobre o tema da oficina são abordados no encontro

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário