Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Candidatas a Miss Teresópolis 2013 doam sangue para salvar vidas

 Pelo 5º ano consecutivo, o organizador do evento, Luis Costa, incentiva as candidatas a participar da campanha de doação de sangue
Candidatas a Miss Teresópolis 2013 doam sangue para salvar vidas


Teresópolis, 6 de junho de 2012 - Em campanha solidária, as candidatas ao título de Miss Teresópolis 2013 estiveram no Hemonúcleo Municipal, nesta quarta-feira, 6, para participar da campanha de doação de sangue. Esse é o quinto ano que Luis Costa, organizador do concurso, leva as representantes da beleza teresopolitana ao banco de sangue para realizarem a doação. Esse ano, além das 25 misses presentes, Mariana Figueiredo, Miss Teresópolis e Rio de Janeiro 2012, também participou da ação.

Para Luis Costa, é importante que haja ações contínuas de doações sanguíneas para que a população se conscientize e contribua para ajudar quem precisa. “Desde 2008 eu incentivo as meninas a participarem desse ato de amor e solidariedade. O concurso de Miss não é só beleza, mas também de espírito de conscientização, e elas têm um papel social muito importante para nossa cidade. Precisamos ter mentes participativas e integradas, principalmente com as necessidades do município. Neste caso, doar sangue é algo que devemos estimular para servir de incentivo à outras pessoas”, destacou Luis.
Candidatas a Miss Teresópolis 2013 doam sangue para salvar vidas

Entre as doadoras, estava a Miss Rio de Janeiro 2012, que já participara antes da campanha. “Esta é a segunda vez que dôo sangue. Estamos aqui para mostrar que também podemos contribuir para uma vida melhor. Com essa atitude, estamos ajudando muitas pessoas que têm doenças e que diariamente precisam de uma bolsa de sangue. É um ato de bondade, não dói, e quem sabe se amanhã um de nós pode precisar?”, lembrou Mariana Figueiredo.

De acordo com a responsável pela captação de doadores de sangue do Hemonúcleo de Teresópolis, a assistente social Rita Valadão, a iniciativa é nobre e importante. “Esse comportamento das candidatas, incentivado pelo Luiz Costa, é muito importante para o Hemonúcleo e para a população da cidade. Todo ano ele nos ajuda divulgando entre as meninas essa atitude solidária. Mas precisamos modificar a cultura da cidade da doação pontual de sangue. Ela precisa ser constante. O fato de elas estarem hoje aqui é emblemático porque normalmente não temos muitas mulheres doando sangue. E nós mulheres devemos também fazer parte dessa corrente de solidariedade”, afirmou Rita.

Outro grupo que também se sensibilizou com as necessidades do município foi o dos atiradores do Tiro de Guerra. Nesta terça-feira, 5, vinte e dois militares compareceram ao local com o mesmo objetivo: doar sangue e salvar vidas.

Para doar sangue deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação). É preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, além de não fazer parte do grupo de risco de doenças sexualmente transmissíveis e de usuários de drogas. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Mulheres podem realizar até três doações por ano, em intervalos de, pelo menos, três meses, e os homens quatro doações, com intervalo de, pelo menos, dois meses.

O Hemonúcleo de Teresópolis funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h. Também são agendados atendimentos de grupos de doadores. Os interessados no agendamento podem entrar em contato com o Hemonúcleo pelo telefone 3641-5872 ou pelo e-mail : hemotere@yahoo.com.br.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário