Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Educação premia alunos participantes do concurso ‘Alimentação e Sustentabilidade’ em Teresópolis RJ

As alunas vencedoras recebem os seus prêmios
Educação premia alunos participantes do concurso ‘Alimentação e Sustentabilidade’


Teresópolis, 15 de junho de 2012 - Promovido durante o mês de maio nas escolas da Rede Municipal de Ensino, o concurso cultural “Alimentação e Sustentabilidade” teve como principais objetivos conscientizar os estudantes sobre a importância da produção sustentável de alimentos, reforçar a aquisição de competências nas áreas da educação alimentar e da saúde em contexto escolar, além de reduzir o risco de obesidade infantil e doenças crônicas associadas à obesidade, fomentando estilos de vida mais saudáveis. Com dezenas de trabalhos inscritos, a Secretaria Municipal de Educação, premiou os vencedores e participantes em uma solenidade no auditório da Secretaria, na tarde desta quinta-feira, 15.
A aluna Thalita Correa Lopes recebe seu tablet junto da família

O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, explica que trabalhar a idéia de sustentabilidade é investir no futuro. “Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as nossas necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações. Parabéns a todos os alunos e escolas que participaram brilhantemente deste concurso”, felicitou o Secretário.

Apresentando slogans e desenhos sobre o tema, os alunos participaram em três categorias: Categoria 1: alunos do 1º e 2º ano, que apresentaram desenhos utilizando-se qualquer técnica de desenho artístico. Categoria 2: alunos do 3°, 4° e 5° ano, que concorreram com uma frase sobre o tema proposto. Categoria 3: Destinada aos alunos do 6° ao 9° ano, que concorreram com um slogan referente ao tema proposto.

Para Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, o concurso ajudou toda comunidade escolar a pensar o que é ser sustentável. “O fato é que ser sustentável significa ter atitudes que promovam interação e atenção de uns para com os outros. Ou seja, é promover a interação entre as pessoas e também com o ambiente. Por isso, atitudes simples como controlar a água no preparo dos alimentos, na hora de escovar os dentes e tomar banho, são atitudes sustentáveis e que puderam ser trabalhadas a partir do tema apresentado”, destacou Carla.
A Diretora do Departamento Pedagógico, Carla Rabello, entrega o certificado de participação

Todos os alunos que tiveram seus trabalhos inscritos no concurso, ganharam certificados de participação. Enquanto os alunos vencedores da cada categoria receberam prêmios especiais. Na Categoria 1, a aluna Ana Julia Gallo Barbosa Barreto, do 1º ano da Escola Municipal José Alves Ferreira, ganhou uma bicicleta. Na Categoria 2, a aluna Julia da Silva Guimarães, estudante do 4° ano da Escola Municipal Vera Maria Pedrosa Vianna, também ganhou uma bicicleta. E na Categoria 3, a aluna Thalita Correa Lopes, do 8º ano do Centro Educacional Rose Dalmaso ganhou um tablet.

Durante a solenidade, o aluno do 5° ano da Escola Municipal Wenceslau Bras, Erick Duarte, ainda apresentou o Rap da Alimentação, de sua autoria, escrito como forma de alertar para saúde e o desperdício de alimentos, demonstrando que não importa através de qual linguagem, as novas gerações já pensam e refletem sobre a sustentabilidade e a necessidade de transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.
O aluno Erick Duarte apresenta o seu Rap da Alimentação

Texto e Fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário