Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de junho de 2012

II Conferência do Fórum da Agenda 21 encerra Semana do Meio Ambiente em Teresópolis

 Leandro Coutinho, Coordenador do Fórum, destaca o trabalho dos membros do colegiado
II Conferência do Fórum da Agenda 21 encerra Semana do Meio Ambiente em Teresópolis



Teresópolis, 7 de junho de 2012 – A II Conferência do Fórum da Agenda 21 encerrou, nesta quarta-feira, 6, no Teatro Municipal, as atividades da Semana do Meio Ambiente em Teresópolis. Na ocasião, foi apresentado um vídeo com o resumo das atividades do Fórum, como o trabalho de produção do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável. Também foi realizada assembleia extraordinária para escolha dos membros que irão cumprir mandato de 2 anos no Fórum e apresentada proposta para que o novo colegiado elabore, em conjunto com outras entidades, um documento contendo políticas públicas para diversos setores, que será entregue aos candidatos a prefeito nas eleições de outubro.

“O Fórum é formado pela integração dos representantes de diversos setores da sociedade e é responsável por propor e buscar a implantação do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável. Em Teresópolis, já conquistamos alguns avanços, como a criação do Parque Municipal e o projeto de coleta seletiva, mas temos bastante trabalho pela frente”, frisou Leandro Coutinho, Coordenador do Fórum da Agenda 21 Local de Teresópolis, acrescentando que a Agenda 21 é um dos principais documentos da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, a ECO 92. O documento propõe metas de desenvolvimento a serem alcançadas no século 21.
Público prestigia a Conferência do Fórum da Agenda 21

A II Conferência do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis contou com a presença da Coordenadora Técnica do Grupo Gestor, Patrícia Kranz, contratada pela Petrobras para prestar consultoria aos 14 municípios inseridos no Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) no projeto da Agenda 21 Local. “Temos algumas novidades sobre esse trabalho, como a reformulação do site do projeto, que passará a dar ainda mais destaque aos fóruns municipais e a possibilidade de criarmos um fórum regional visando à integração entre as cidades vizinhas”, comentou Patricia Kranz.
 Patrícia Kranz na II Conferência do Fórum da Agenda 21 em Teresópolis

Durante o evento, foi entregue aos novos membros do Fórum, composto por representantes de governos, do empresariado, organizações da sociedade civil (ONGs) e da comunidade, o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável. O documento aponta as prioridades de Teresópolis para o desenvolvimento sustentável, feito com base na Agenda 21 Local. Lançado em dezembro de 2010, o PLDS totaliza 40 capítulos que englobam temas pertinentes ao município, como meio ambiente, saneamento, habitação, transporte, segurança, educação, saúde e cultura. O plano precisará passar por uma revisão, visto que foi elaborado antes da tragédia de 2011, que causou transformações em diversas áreas da cidade, trazendo novas necessidades, especialmente com relação à habitação.

Políticas públicas para o desenvolvimento sustentável

Em 2011, percebendo a necessidade de articulação junto aos diversos segmentos da sociedade para que as propostas contidas na Agenda 21 Local tivessem maior possibilidade de serem concretizadas, o grupo de trabalho do Fórum, em conjunto com representantes do Movimento Nossa Teresópolis, Ceat (Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis) e do Fórum Permanente Pensar Teresópolis, elencou as prioridades para a gestão pública em vários segmentos

As propostas foram selecionadas com base na Agenda 21 Local, no Plano Diretor do município, em documentos formulados por movimentos da sociedade civil e pelos conselhos de controle social. O grupo dividiu as prioridades em cinco pontos: Políticas para a Criança e a Juventude; Políticas para a Mulher; Políticas para a Habitação; Políticas para o Trabalho, Emprego e Renda; e Políticas de Gestão, que solicita reconhecimento e apoio ao trabalho realizado pelo Fórum.

“Esse documento será apresentado aos candidatos a prefeito em um evento público. Em seguida, será realizado novo encontro para que os candidatos se pronunciem a respeito das propostas. Eles também deverão explicar como pretendem colocar em prática essas políticas públicas”, explicou Ana Maria Gomes de Almeida, que integra o grupo de trabalho. 
Coordenadora Técnica do Grupo Gestor, Patrícia Kranz, fala sobre a criação de um Fórum Regional da Agenda 21

Semana do Meio Ambiente

Realizada de 4 a 6 de junho, a Semana do Meio Ambiente de Teresópolis contou com Exposições Permanentes, Feira Agroecológica, teatro de fantoches, rodas de conversa, Cinemateca Ambiental com exibição de filmes, recreação infantil e edição mensal do projeto Quartas Ambientais. As atividades aconteceram na Praça Olímpica, no Centro, e no Teatro Municipal, na Prefeitura.

Promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil da Prefeitura de Teresópolis, e organização da Tereviva (Associação de fomento Turístico e Desenvolvimento Sustentável), a iniciativa teve o apoio do SESC, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos, Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental - da Cervejaria Petrópolis), Mosaico Mata Atlântica Central, Corpo de Bombeiros, RPPN Fazenda Suspiro, RPPN Serra Negra, Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Inea (Instituto Estadual do Ambiente), CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), Centro Integrado de Agropecuária José Francisco Lippi, Associação Agroecológica de Teresópolis, Associação de Catadores Serrana, Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis e Padrão Águias de Aventura Objetiva.

Texto: Mara Lúcia
Fotos:Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário