Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de junho de 2012

NOVOS CURSOS DA FAETEC VÃO CAPACITAR MAIS DE MIL JOVENS E MELHORAR O MERCADO DE TRABALHO EM TERESÓPOLIS

Novos Cursos da FAETEC em Teresópolis
Teresópolis,01 de junho de 2012.Em solenidade na FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro), na manhã desta sexta-feira, 1º de junho, o deputado estadual Nilton Salomão parabenizou a direção da fundação pela concretização de oito novos cursos que irão compor a grade do CVT — Centro Vocacional Tecnológico —, com o objetivo de oferecer formação técnica e profissional aos jovens de Teresópolis, capacitando-os para o mercado de trabalho. “Aqui na cidade, tudo é sempre difícil, mas, com a ajuda do governo do estado e graças ao trabalho do professor Pansera (presidente), da professora Fátima Felga e de toda a diretoria da FAETEC, conseguimos trazer esses novos cursos que proporcionarão a capacitação de mais de mil jovens, preparando-os para o mercado de trabalho, num momento em que Teresópolis tenta se reerguer”, afirmou Salomão. 

O deputado, que foi o responsável pela instalação da FAETEC no CIEP da Barra do Imbuí, em janeiro de 2002, lembrou que outra iniciativa que trará bons frutos para a cidade é a promessa de instalação de uma unidade da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), feita pelo reitor Ricardo Vieralves recentemente, mas criticou a intervenção da prefeitura de Teresópolis no processo. “A UERJ já havia decidido comprar o terreno na cidade e a prefeitura disse que doaria um para a universidade. Isso com que intuito? Por que querer tomar as rédeas de algo que já estava decidido e encaminhado?”, questionou o deputado. 

Salomão também fez críticas ao que chamou de “atitude covarde” da Viação Dedo de Deus, que não aceita o Riocard financiado pelo estado aos alunos da FAETEC em seus ônibus, alegando “falta de adaptação do sistema da viação”, o que tem provocado a desistência de muitos. “O aluno carente desiste do curso por não ter dinheiro para o transporte. Isso é um desastre para o futuro desses jovens e de nossa cidade, além de um desserviço da empresa, que é uma concessão pública, com a população e até com o poder público. Essa relação desrespeitosa tem que mudar”, afirmou Salomão.

Em relação aos cursos, a diretora Maria de Fátima Felga foi enfática:

“Nossos cursos serão de qualidade e capacitarão muitos jovens para setores importantes na cidade, como gastronomia e hotelaria, além dos que já realizamos normalmente com informática e idiomas. Isso terá um resultado imediato na cidade”, revelou. Também foram anunciados cursos de curta duração em línguas como inglês e espanhol, para capacitar as famílias que receberão os cerca de 10 mil jovens que virão a Teresópolis por conta da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro, em meados de 2013.

Fonte:Deputado Esatdual Nilton Salomão

10 comentários:

  1. Eu fui aluno da FAETEC de Teresópolis entre os anos de 2002 e 2006 e adorei demais os cursos de informática. Os cursos são excelentes e, para quem gosta ou quer partir para o mercado de trabalho, a FAETEC é a solução para isso, especialmente agora, que a FAETEC está oferecendo muitas variedades de cursos para os alunos. O melhor trabalho de Nilton Salomão em Teresópolis: Ajudar na vinda da FAETEC em Teresópolis. Além disso, a FAETEC conta com ótimos funcionários e professores. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Hoje eu penso: eu sou um dos maiores admiradores da FAETEC de Teresópolis, por reconhecer o ótimo trabalho do Nilton Salomão, juntamente com todo pessoal que compõe a FAETEC, coisa que muitas pessoas não reconhecem e ainda criticam. Eu acho que, um trabalho tão bem feito, como o do Nilton Salomão, deveria ser ELOGIADO e não, ser criticado. Outra coisa que eu reconheço muito bem: a FAETEC conta com uma excelente diretora: a Fátima Felga, que é uma ótima pessoa para ter em um ambiente de trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Uma das mais lindas lembranças da FAETEC que tenho na memória é do dia 28 de setembro de 2002. Um ensolarado sábado em que eu fui receber o meu primeiro certificado de conclusão do primeiro curso de informática que fiz por lá. Muito bom, mesmo! Eu tinha 20 anos de idade naquela época. Hoje tenho 31 anos e penso: como o tempo voa rápido! Essa lembrança de 2002 que eu tenho da FAETEC parece ser de um acontecimento que ocorreu ontem! Mas, aquele foi um dia muito feliz na minha vida!

    ResponderExcluir
  4. Eu me lembro também que eu fiz parte da 1ª turma de Formandos do Curso de Informática da FAETEC. Achei isso legal. Por isso eu digo: a FAETEC somente me traz lembranças maravilhosas!

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa que eu fico pensando sem parar, é o fato de muitas pessoas falarem tão mal do Nilton Salomão o tempo todo, o que eu não consigo aceitar de maneira alguma. Parece que muitas pessoas só querem saber de zombar da cara de Salomão, o que me deixa completamente revoltado com isso, já que, foi ele quem foi o responsável pela vinda da FAETEC a Teresópolis e hoje, a FAETEC oferece muito mais cursos do que era antigamente. Pra mim, Nilton Salomão merece ganhar muitos elogios por esse trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que, aquelas pessoas que não valorizam esse trabalho feito pelo Nilton Salomão estão agindo de forma completamente errada. Eu acho que, se não fosse o Salomão, o CIEP José Olympio, que abriga a FAETEC de Teresópolis não estaria todo reformado. Quando eu vi aquele CIEP todo reformado e com aquele letreiro grande da FAETEC logo na entrada, eu me emocionei e quase chorei ao perceber de como tudo ficou tão bonito por lá. A escola toda reformada, tudo novo, as cores da fachada do CIEP...

    ResponderExcluir
  7. Eu me lembro que, antes de a FAETEC pegar todas as salas do CIEP da Barra do Imbuí, a escola estava completamente abandonada, com infiltrações, goteiras das chuvas, paredes descascadas, entre outros problemas que eu encontrei por lá. E eu comentava com o pessoal, que a escola necessitava de reforma pelos motivos os quais citei. Mas, finalmente, a reforma foi feita. Agora temos uma escola de cara nova abrigando a FAETEC de Teresópolis.

    ResponderExcluir
  8. Agora é hora de falar sério: Já que o CIEP foi todo reformado para abrigar a FAETEC, os alunos tinham que receber folhetos com dicas sobre educação, de como preservar a escola, ensinando para que não se suje ou rabisque as paredes, para que não se rabisque as carteiras, não jogar lixo no chão, manusear os computadores com cuidado, entre outras coisas. Na época em que eu fiz amizade com os funcionários da FAETEC, eu notei irregularidades cometidas pelos alunos, como, lixo no chão e mesas riscadas.

    ResponderExcluir
  9. Então, é necessário ensinar aos alunos da FAETEC a não sujar a escola: não rabiscar as paredes ou as mesas, não colocar os pés nas paredes e não jogar lixo no chão. Outra coisa muito nojenta que os alunos fazem é, grudar chicletes debaixo das carteiras e das cadeiras nas salas de aula. Eu estudei no C.E.E.B. e vi muito isso por lá. Na FAETEC, a mesma coisa. Por isso, a própria FAETEC poderia criar folhetos educativos para serem distribuídos gratuitamente aos alunos para a preservação da escola.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que eu sou uma das poucas pessoas em Teresópolis que tem um grande respeito pelo deputado Nilton Salomão, pois, eu realmente tenho grande respeito por ele. Essas pessoas que fazem gozação pela internet contra o Salomão, escrevendo barbaridades e ainda usando fotos do Salomão para fazer montagens desrespeitosas e ofensivas em vários sites na internet, são pessoas que não têm o que fazer, coisa de gente doida que não respeita ninguém! Eu JAMAIS faria uma coisa absurda dessa com o Nilton Salomão!

    ResponderExcluir