Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Parque Municipal de Teresópolis comemora 3º aniversário com melhorias e Prefeitura marca visita guiada para a imprensa

Vista da Trilha da Pedra da Tartaruga, no PNM Montanhas de Teresópolis
Parque Municipal de Teresópolis comemora 3º aniversário com melhorias e Prefeitura marca visita guiada para a imprensa


Teresópolis, 28 de junho de 2012 – A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil da Prefeitura de Teresópolis está elaborando uma programação especial em comemoração ao terceiro ano do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, considerado a maior unidade de conservação de proteção integral criada por município no Estado do Rio de Janeiro.

Para que a imprensa conheça a estrutura do Parque, está agendada uma visita guiada à unidade de conservação, exclusiva para os profissionais que trabalham nos veículos de comunicação da cidade. A data é 5 de julho, às 9h, e o ponto de encontro é a sede da Secretaria de Meio Ambiente (Rua Rui Barbosa, 170 – Várzea).

A proposta é apresentar as condições atuais e as melhorias de infraestrutura realizadas pela Prefeitura na unidade de conservação da natureza, entre elas a recuperação e manejo das trilhas da Pedra da Tartaruga e da Pedra do Camelo, bem como da área de camping, e a revitalização das vias de escalada e rapel, em parceria com o CET – Centro Excursionista Teresopolitano.

Os interessados em participar da visita guiada podem confirmar a sua presença pelo e-mail seccompmt@gmail.com, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
Ponto de apoio do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

O Parque

Criado no dia 6 de julho de 2009, com a presença do então Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ocupa uma área com cerca de cinco mil hectares e abrange os bairros Salaco, Posse, Granja Florestal, Campo Grande (na cidade), Santa Rita e Ponte Nova (no interior) e vizinhança. Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto. Possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes.

Ainda em 2009, o Parque recebeu do Governo Alemão, por meio do FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), recursos financeiros que foram utilizados na aquisição de equipamentos (computadores, GPS, etc.), imagens de satélite para a base cartográfica, criação da identidade visual e duas pesquisas de campo: um levantamento de uso e cobertura florestal e outro da fauna da unidade de conservação.

Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil apresentou à Câmara Estadual de Compensação Ambiental um projeto de fortalecimento do Parque que inclui a aquisição da sede oficial da unidade de conservação, a elaboração do Plano de Manejo e também para a compra de veículos e equipamentos. O projeto aprovado e a verba, num total de R$ 1,4 milhão, são administrados pelo FUNBIO.

Para a instalação da sede administrativa, do Centro de Visitantes e outros equipamentos administrativos está sendo adquirida uma área de 42 hectares, em Santa Rita, no 2º Distrito. Quanto ao Plano de Manejo, encontra-se em preparação o Termo de Referência para a contratação, pelo FUNBIO, de serviço especializado para a elaboração do documento.

Em setembro de 2011 o Governo do Estado entregou três veículos para uso exclusivo do PNM Montanhas de Teresópolis. São duas caminhonetes da marca Nissan e um Palio Weekend, que foram adesivados e identificados como propriedade da Prefeitura para uso exclusivo do Parque.

O PNM Montanhas de Teresópolis, duramente atingido pelas chuvas de 2011, ficou fechado até abril do ano passado. Reaberto em maio, após uma fase de recuperação, recebeu desde então cerca de 2.000 visitantes, devidamente registrados.

Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário