Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Teresópolis participa de fórum nacional sobre política para as mulheres em Brasília

Secretária Joselice Cerqueira participa de fórum nacional sobre política para as mulheres
Teresópolis participa de fórum nacional sobre política para as mulheres em Brasília


Teresópolis, 14 de junho de 2012 - A Secretária Municipal dos Direitos das Mulheres, Joselice Cerqueira, representou Teresópolis no Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Política para as Mulheres, ocorrido nesta segunda, 11, e terça-feira, 12, em Brasília. O evento, aberto pela Ministra Eleonora Menicucci, contou com a participação de cerca de 200 gestoras estaduais e municipais de todo país e de representantes de vários ministérios. As deputadas federais Janete Pietá, Coordenadora da Bancada feminina na Câmara dos Deputados, e Luiza Erundina também estiveram presentes.

“Precisamos que os organismos de todas as esferas de governo estejam fortalecidos para que as políticas nacionais cheguem às mulheres em seus municípios, pois é ali que as elas moram, vivem e trabalham”, afirmou a Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, na abertura do evento.
 Secretária dos Direitos da Mulher, Joselice Cerqueira com Ministra Eleonora Menicucci

Entre os desafios do fórum estão: superação dos limites dos programas e projetos que incluem as mulheres; priorização da construção de creches e escolas públicas; acesso à moradia digna e a programas de geração de renda; e combate à fome e à pobreza.

As deputadas federais Janete Pietá e Luiza Erundina reforçaram a importância da participação das mulheres no exercício do poder, tanto no Executivo como no Legislativo, colocando-as em situação de igualdade com os homens. De acordo com as legisladoras, é preciso lutar para que existam mais mulheres no poder, em postos de decisão, buscando a igualdade entre homens e mulheres na sociedade e dentro dos partidos políticos, com respeito à diversidade e contra qualquer forma de discriminação. Além disso, é preciso continuar investindo em políticas para atender a especificidade das mulheres vítimas de violência.

Na ocasião, também foi abordada a participação das mulheres na Rio+20, da qual a Ministra Eleonora Menicucci participará, acompanhada da Assessora Especial, Sônia Malheiros. De acordo com Sônia, durante a Eco-92, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) não existia, nem uma série de organismos de políticas voltadas para as mulheres. A assessora acrescentou que agora a SPM, criada há nove anos, já esteve à frente de várias conferências, entre elas, a Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, promovida pela Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe). “Queremos articular ações, não só para a Rio +20, mas também reconhecer tudo o que foi construído pelas mulheres dentro do tema da sustentabilidade”, destacou Sônia Malheiros.

Dentre os compromissos assumidos no fórum está a criação de um Centro de Dados, para que se tenha um quadro real sobre a violência no país e em cada município. O documento final está em elaboração e será encaminhado em breve para as Secretarias.
Teresópolis no Fórum sobre política para as mulheres

Capacitação

Durante esta semana, 11 técnicas do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), Núcleo da 110ª Delegacia de Polícia e da Casa de Passagem, que se encontra em fase de término das obras para inauguração, participam, no Rio de Janeiro, do Curso de Capacitação para Centros de Atendimento à Mulher.

A capacitação está sendo ministrada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) e pela Superintendência dos Direitos da Mulher (Sudim), com carga horária de 40 horas, e tem por objetivo treinar profissionais para atendimento qualificado à mulher em situação de violência.

De acordo com a Secretária Municipal dos Direitos da Mulher, Joselice Cerqueira, é importante frisar que, segundo dados da 110ª DP, 40% dos boletins de ocorrência do município são de violência contra a mulher e que, pelas estatísticas oficias, o Brasil ocupa a 7ª posição no mundo em morte de mulheres por violência doméstica e familiar.

Texto: Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário