Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de julho de 2012

6ª Exposição do Cavalo Pampa de Teresópolis no Parque de Exposições de Albuquerque

Cavalo Pampa-foto divulgação internet
6ª Exposição do Cavalo Pampa de Teresópolis neste final de semana-Evento acontece de sexta, 20, até domingo, 22, no Parque de Exposições


Teresópolis, 18 de julho de 2012 – A 6ª Exposição do Cavalo Pampa de Teresópolis acontece neste final de semana, entre os dias 20 e 22, das 9h às 18h, no Parque de Exposições, em Albuquerque. Com entrada franca, o evento tem a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pampa (ABCPampa) e conta com o apoio da Prefeitura. Haverá leilões e concursos de raças e de marchas, que contarão pontos para o ranking nacional.

Programação:

Sexta – 20/07
9h às 18h – Julgamento animais jovens
20h – Confraternização

Sábado – 21/07
9h às 13h – Julgamento animais adultos
14h – Leilão
19h30 – Copa Funcional

Domingo 22/07
9h às 16h – Campeonatos de raças e de marchas

O Pampa

O Pampa conquistou fama mundial ao desempenhar seu papel de ‘bandido’ nos filmes americanos de western e de guerra entre exércitos e índios. Montados pelos índios, geralmente a pelo, estes cavalos coloridos ainda hoje encantam olhares de milhões de pessoas em todo o mundo, seja pela beleza de sua pelagem e conformação, pela coragem, a velocidade, a agilidade.

A origem do nome pampa é a seguinte: em meados do século XIX o brigadeiro Rafael Tobias Aguiar, vencido na revolta da província de Sorocaba, interior de São Paulo, fugiu com seu exército para o Rio Grande do Sul, onde aderiu à batalha dos Farrapos. A maioria dos soldados montava cavalos pampas, inicialmente conhecidos no Sul como tobianos. Quando do retorno a São Paulo, estes cavalos passaram a ser gradualmente conhecidos no resto do país como os cavalos dos ‘Pampas’ (codinome do Estado do Rio Grande do Sul).

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário