Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de julho de 2012

Alunos do CENSF apresentam 'Faces do Brasil' em Teresópolis -Projeto reuniu trabalhos do 1º e 2º seguimento da unidade de ensino

Trabalhos sobre livros falando da diversidade cultural brasileira chamaram a atenção dos alunos do CENSF
Alunos do CENSF apresentam 'Faces do Brasil'-Projeto reuniu trabalhos do 1º e 2º seguimento da unidade de ensino


Teresópolis, 10 de julho de 2012 - A Casa de Cultura Adolfo Bloch e o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima receberam, nesta terça-feira, 10, apresentações culturais do projeto “Faces do Brasil – de Vitalino a Villa-Lobos, o retrato do povo”. Os alunos do CENSF apresentaram peças teatrais e projetos sobre a diversidade cultural do Brasil, valorizando a Região Norte do país. As apresentações fazem parte da comemoração do aniversário de Teresópolis, que festejou 121 anos no último dia 6.
Alunos, orientadores e professores. Festa após o sucesso da peça “Estrela Torta”

O CENSF promoveu uma aventura com os alunos da unidade escolar, que puderam desbravar a cultura do Brasil e a Região Norte através de brincadeiras, leitura, conhecimento geral e comidas típicas, como lembra a orientadora pedagógica Christiane Guedes. “Toda escola deve ter movimento, ser criativa, tirar os alunos de uma posição passiva e colocá-los numa posição ativa. E foi exatamente o que fizemos. Os alunos do 1º segmento aprenderam, brincando, a cultura do Norte do país, enquanto os alunos do 2º segmento mergulharam numa literatura riquíssima sobre o Brasil”, apontou Christiane.

Apresentações do projeto “Faces do Brasil”

Na Casa de Cultura, foram apresentados trabalhos baseados em quatro livros: “Pânico na Biblioteca”, de Eoin Colfer, apresentando a biblioteca como algo normal para as crianças e não um bicho-de-sete-cabeças, como muitas imaginam; “Bisa Bia Bisa Bel”, de Ana Maria Machado, mostrando a conexão entre passado, presente e futuro no desenvolvimento do ser humano; “Minha Caixa de Sonhar”, de Luzia de Maria, apontando que não é necessário dinheiro para conhecer diversos lugares no mundo, e sim muita imaginação; e “Estrelas Tortas”, de Walcyr Carasco; cujo tema central mostra que a deficiência não torna uma pessoa incapaz de realizar grandes ações. Este último virou peça de teatro interpretada pelos alunos do 2º segmento do CENSF.
Alunos observam trabalhos sobre a Região Norte do Brasil

“Junto com a equipe de língua portuguesa da escola, a direção, os professores e os alunos, montamos uma apresentação através de um projeto interdisciplinar. Usamos os livros em diversas disciplinas, mostrando que eles não estão limitados apenas a aulas de português ou literatura”, disse Rosy-Anne Ribas Cerqueira, ressaltando a aprendizagem através do trabalho realizado. “Muitas crianças acham livro uma coisa cansativa. A apresentação mostrou que eles leram e entenderam bons livros”, finalizou.
Alunos do 2º segmento apresentam “Estrela Torta”. Peça foi baseada na obra literária homônima de Walcyr Carasco

A culminância do projeto “Faces do Brasil - de Vitalino a Villa-Lobos, o retrato do povo” aconteceu no Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, com informações diversificadas sobre a Região Norte do Brasil, como personalidades, comidas típicas, festas, folclore e representação dos sete estados que formam esta região. Todos esses trabalhos foram realizados pelos alunos do 1º segmento da unidade de ensino.

“Com esse projeto, conseguimos fazer com que o 1º e o 2º segmento da escola se unissem e realizassem um trabalho maravilhoso, com mérito para os professores, orientadores e, principalmente, os alunos, que abraçaram a proposta”, disse a diretora do CENSF, Rosangela Teixeira Alves.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário