Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de julho de 2012

Câmara de Deputados aprova proposta de criação do Sistema Nacional de Cultura

Teresópolis RJ Brasil
Câmara de Deputados aprova proposta de criação do Sistema Nacional de Cultura

Teresópolis, 03 de julho de 2012 - Em sessão extraordinária na última semana, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 416/2005, que institui o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A proposta, considerada uma importante pauta legislativa do Ministério da Cultura, foi aprovada com 326 votos favoráveis e será encaminhada ao Senado Federal. Com isso, fica mais próxima a implementação do SNC e, consequentemente, do Plano e do Fundo Nacional de Cultura, que vão nortear as políticas públicas culturais no País pelos próximos anos, incluindo o repasse direto de recursos entre as esferas federal, estadual e municipal. Teresópolis já integra o Sistema Nacional de Cultura e trabalha, atualmente, na elaboração do Plano Municipal de Cultura.

A aprovação da PEC na Câmara foi acompanhada pelo ministro interino da Cultura, Vitor Ortiz. “Foi uma importante vitória. Obtivemos a aprovação em primeiro e segundo turnos antes do início do recesso parlamentar. Agora, no segundo semestre, a proposta segue para apreciação dos senadores e nossa expectativa é que ela seja aprovada ainda este ano e, efetivamente, incluída na Constituição brasileira”, explicou o Ministro Ortiz.

Com a aprovação, o sistema passa a funcionar regularmente e possibilita a democratização dos processos de tomada de decisões importantes para o meio cultural, tais como a capacitação de pessoal, a formação de uma infraestrutura cultural, com a construção de bibliotecas, museus e teatros, além do financiamento a projetos em todos os municípios brasileiros.

“No caso de Teresópolis, que já integra e segue as diretrizes do sistema, a aprovação e implementação do SNC só traz vantagens e vai permitir que o município seja beneficiado em ações e programas culturais, além de poder contar com o repasse direto de recursos provenientes do MinC para o desenvolvimento de projetos culturais. É mais um resultado do processo iniciado em 2009, que visa o aprimoramento e o desenvolvimento cultural do município. Com o SNC e o nosso Conselho, Plano e Fundo Municipal de Cultura, Teresópolis passará a ter mais independência e legitimilidade nas ações que permeiam o universo cultural da cidade. Só temos a comemorar”, avaliou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário