Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Novos membros do Fórum da Agenda 21 tomam posse em Teresópolis

 Secretário Carlos Tucunduva entrega certificado para Leandro Coutinho
Novos membros do Fórum da Agenda 21 tomam posse


Teresópolis, 5 de julho de 2012 – Os novos membros do Fórum da Agenda 21 tomaram posse, nesta quarta-feira, 4, na Casa de Portugal. Eles irão cumprir mandato de dois anos no Fórum, que é composto por representantes do poder público, do empresariado, organizações da sociedade civil (ONGs) e da comunidade. O colegiado é responsável por propor e buscar a implantação do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS).

“O trabalho do Fórum começou em 2007 e tem o objetivo de dar suporte ao poder público na construção de políticas voltadas para o desenvolvimento econômico de forma sustentável. Já lançamos o PLDS e a meta agora é transformar as propostas contidas nele em projetos que se tornem realidade na cidade”, frisou Leandro Coutinho, coordenador do Fórum da Agenda 21 Teresópolis.

O presidente do Conleste (Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense) e prefeito de Tanguá, Carlos Pereira, ressaltou que a Agenda 21 é um importante instrumento de auxílio à administração pública. “A Agenda 21 é um grande patrimônio dos municípios, pois nela estão os anseios da sociedade, o que ela espera para a sua cidade”. O coordenador da Agenda 21 Comperj, da Comunicação Institucional da Petrobras, Ricardo Frosini, e a coordenadora do Programa Estadual da Agenda 21 da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, Karla Monteiro, também participaram do evento.

A cerimônia contou também com a presença dos Secretários Municipais Carlos Tucunduva (Administração), Marco Antônio da Luz (Segurança Pública) e Joselice Cerqueira (Direitos da Mulher). “Parabenizo a todos que compuseram o Fórum da Agenda 21 em Teresópolis pelo excelente trabalho que realizaram e desejo aos novos membros sucesso na continuidade do projeto”, comentou Tucunduva. O Vereador Cláudio Mello representou a Câmara Municipal.

A Agenda 21 foi um dos principais resultados da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, há duas décadas, e ficou conhecida como ECO 92 ou Rio 92. Na ocasião, chefes de Estado de 178 países se comprometeram, através desse documento, a cooperar para a solução de problemas socioambientais.
Leandro Coutinho, coordenador do Fórum Agenda 21, fala sobre o trabalho realizado pelo colegiado

Com a instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, e a preocupação da Petrobras com o desenvolvimento sustentável, surgiu a Agenda 21 Comperj, que propõe metas de desenvolvimento a serem alcançadas no século 21 e engloba temas pertinentes, como meio ambiente, saneamento, habitação, transporte, segurança, educação, saúde e cultura.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário