Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ponto de Cultura Saci-Tererê lança livro ‘Seria Sereia’na Casa de Cultura de Teresópolis

Alunos da Escola Municipal Manoel José Fernandes prestigiam o lançamento do livro-jogo “Seria Sereia”
Ponto de Cultura Saci-Tererê lança livro ‘Seria Sereia’

Alunos do Mais Educação, da Escola Municipal Manoel José Fernandes, prestigiaram o evento

Teresópolis, 2 de julho de 2012 – Na última sexta, 29 de junho, o teatro da Casa de Cultura Adolfo Bloch foi palco do lançamento do livro “Seria Sereia”, feito por crianças e adolescente do Ponto de Cultura Saci-Tererê, que atende moradores do Meudon, Jardim Meudon e Vale da Revolta. Alunos do programa Mais Educação, da Escola Municipal Manoel José Fernandes, no Jardim Meudon, prestigiaram o evento e, ao final, tiveram os seus livros autografados pelos autores. Diferente dos livros infantis tradicionais, o “Seria Sereia” é um livro-jogo, onde a história é contada e jogada em estilo RPG, cativando e colocando os leitores dentro da narrativa.

“O livro-jogo faz com que as crianças saiam de uma posição passiva para uma ativa, onde participam e interagem. Elas se tornam autoras da história que estão lendo, pois é possível chegar ao final com três versões diferentes de enredo, dependendo do que elas descobrem através de portas, chaves e regras que compõem a história”, explicou a coordenadora do Saci-Tererê, Maritza Garcia, muito emocionada com o resultado obtido. “No final de 2011, o texto que as crianças produziram dentro do Ponto de Cultura virou peça teatral e agora se tornou um livro. Para nós, coordenadores, professores e colaboradores, é uma satisfação enorme ver que a cultura está sendo disseminada e, o mais importante, ver que as crianças participaram ativamente para que tudo isso acontecesse”, finalizou.
 Simone Barbosa, coordenadora do Saci-Tererê fez a leitura do livro-jogo “Seria Sereia” com os alunos da Escola Municipal Manoel José Fernandes
 
O projeto é uma realização do Instituto Oca, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, através das secretarias municipais de Cultura e de Desenvolvimento Social, Brasil Fundation e Secretaria Estadual de Cultura.

Seria Sereia livro-jogo ou jogo-livro?

“Seria Sereia” é um livro-jogo de RPG (role-playing game, também conhecido em português como jogo de interpretação de personagens), onde os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo de RPG se dá de acordo com um sistema de regras predeterminadas, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar. Em “Seria Sereia” há três possibilidades para o decorrer da história, que narra a saga de uma sereia abandonada na rede de um pescador e do mar, que por ela se apaixona. O mar e a sereia contam um para o outro até que a presença de um menino faz com que o mar mostre sua fúria.
 Autores do livro autografam a obra ao final do lançamento oficial

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

2 comentários: