Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de julho de 2012

Prefeitura de Teresópolis reinicia limpeza e desassoreamento do Rio Paquequer, no Centro

Prefeitura reinicia limpeza e desassoreamento do Rio Paquequer, no Centro
Prefeitura reinicia limpeza e desassoreamento do Rio Paquequer, no Centro



Teresópolis, 24 de julho de 2012 - Uma ação da Prefeitura, através da Ouvidoria em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está atendendo, mais uma vez, à solicitação de moradores e empresários do Centro da cidade. A limpeza e o dessassoreamento do Rio Paquequer começaram a ser realizados na manhã desta segunda-feira, 23, no trecho que compreende a Rua Duque de Caxias até a Praça Olímpica. 



Um trator de esteira começou a executar o trabalho de nivelamento do rio, quebrando os bancos de areia que se formam e acabam represando a água. O trabalho também contribui para evitar o mau cheiro que os bolsões causam com a água parada. A intervenção prosseguirá até o final da semana.



De acordo com o Ouvidor Geral, Luiz Carregal, um dos principais problemas que afetam o rio é o assoreamento, com acúmulo de lixo, entulho e outros detritos. “Este não é um trabalho simples, mas a Prefeitura compreende a necessidade. A limpeza começou onde foi constatado maior estrangulamento no leito e no curso da água e, é com tristeza que testemunhei a retirada de pneus, colchões, troncos de madeiras, sofá e muito material de construção do rio. Na verdade, esse lixo é o que faz a água transbordar em épocas de chuvas fortes”, comentou.

Ainda segundo Carregal, além dessa medida emergencial, existe um projeto do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), baseado em estudos sobre o rio e seus afluentes, para fazer as intervenções necessárias. A estimativa é que esse trabalho comece em 45 dias. “Assim, o rio poderá voltar a ter um escoamento suficiente para evitar enchentes”, concluiu o Ouvidor Geral.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marcos Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis


Vídeo do Portal Cultural de Teresópolis


Nenhum comentário:

Postar um comentário