Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Principais notícias de Teresópolis

Teresópolis RJ
Principais notícias de Teresópolis

Vacinação contra a pólio: cobertura em Teresópolis atinge 103,98% da meta-10 de julho – A cobertura da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite em Teresópolis atingiu 103,98% do público alvo. Assim, 11.023 crianças, menores de 5 anos, receberam as gotinhas da vacina Sabin, sendo que destas, 442 estavam de passagem pela cidade. Por esse motivo o percentual ultrapassou a meta do Ministério da Saúde para o município, que era de 95%, ou seja, 10.601 imunizações. A campanha teve início no dia 16 de junho e prosseguiu até 9 de julho.A segunda etapa da vacinação pólio acontece no dia 18 de agosto e terá, também, imunização contra hepatite B, tetravalente, tríplice viral e bacteriana, e rotavírus. Os postos de saúde, na cidade e no interior, estarão funcionando das 8h às 17h. Deverão ser apresentadas as cadernetas de vacinação.

Simulado do Sistema de Alarme vê funcionamento de 18 sirenes-10 de julho de 2012 – Durante o exercício simulado mensal realizado na manhã de terça, 10, na Sala de Operações da Defesa Civil Municipal, 18 das 20 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em Teresópolis funcionaram normalmente. O sistema, remoto, é acionado através da internet.Uma sirene localizada no Fischer foi acionada manualmente por conta da deficiência de sinal e outra no Rosário teve problemas técnicos, que estão sendo verificado por profissionais da Defesa Civil Estadual. O teste mensal foi acompanhado pela equipe da Defesa Civil Estadual, integrantes da Cruz Vermelha Brasileira em Teresópolis e Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, vinculada ao Sistema Nacional de Defesa Civil.Teresópolis conta com 20 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 12 comunidades: Rosário (2), Perpétuo (2), Pimentel (1), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Quinta Lebrão (2), Fischer (1), Granja Florestal (2), Caleme (2), Caxangá (1) e Corta Vento (1). 

Lei institui 19 de fevereiro como Dia do Repórter Teresopolitano-10 de julho – O Prefeito Arlei sancionou a Lei Municipal 3.104, que institui o dia 19 de fevereiro como Dia do Repórter Teresopolitano. A iniciativa presta uma homenagem a Eliane Almeida, repórter policial e apresentadora de TV, falecida no último dia 28 de abril. Eliane, que fazia aniversário no dia 19 de fevereiro, também era funcionária pública municipal.

Alunos apresentam projeto reunindo Vitalino e Villa-lobos-10 de julho - A Casa de Cultura Adolfo Bloch e o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima foram palco, nesta terça-feira, 10, de apresentações culturais do projeto “Faces do Brasil – de Vitalino a Villa-Lobos, o retrato do povo”. Alunos do Centro encenaram peças teatrais e apresentaram projetos sobre a diversidade cultural do Brasil, destacando a Região Norte. As apresentações fazem parte da comemoração do aniversário de Teresópolis.Na Casa de Cultura, foram apresentados trabalhos baseados em quatro livros: “Pânico na Biblioteca”, de Eoin Colfer, apresentando a biblioteca como algo corriqueiro e não um bicho-de-sete-cabeças, como muitas crianças imaginam; “Bisa Bia Bisa Bel”, de Ana Maria Machado, mostrando a conexão entre passado, presente e futuro no desenvolvimento do ser humano; “Minha Caixa de Sonhar”, de Luzia de Maria, que chama a atenção para o fato de que não é necessário dinheiro para conhecer diversos lugares no mundo, mas sim muita imaginação; e “Estrelas Tortas”, de Walcyr Carrasco, cujo tema central é a deficiência, que não torna uma pessoa incapaz de grandes feitos. Este livro virou peça de teatro, interpretada pelos alunos do 2º segmento do CENSF.O ponto alto do projeto aconteceu no Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, onde eram disponibilizadas informações sobre a Região Norte do Brasil, incluindo personalidades, comidas típicas, festas, folclore e representação de seus sete estados. Todos os trabalhos foram realizados pelos alunos do 1º segmento da unidade de ensino.

Prefeitura revitaliza praças e faz melhorias em diferentes bairros-10 de julho - A secretaria de Obras e Serviços Públicos de Teresópolis está realizando diariamente trabalhos de manutenção, conservação e recuperação em vias de diferentes bairros da cidade. Desde a semana passada, máquinas e homens da Prefeitura trabalham na limpeza e no asfaltamento das ruas e servidões do Perpétuo. Toneladas de massa asfáltica já foram utilizadas no calçamento do bairro que, além do asfalto, também recebeu reparos em galerias e limpeza dos bueiros.Outra ação desenvolvida na terça-feira, 10, foi a revitalização da Vila Olímpica, no Bairro São Pedro. O local ganhou revestimento asfáltico ao redor do campo, limpeza dos bueiros, pintura, iluminação e conserto do alambrado, além de capina e limpeza. Um dos principais objetivos da ação é dar “outra cara” ao bairro. Moradores aprovaram a iniciativa do governo municipal. “ É com muita alegria que recebemos essa obra. Andar de bicicleta, fazer caminhada noturna, jogar bola, tudo isso agora voltará a ser possível. A população agradece”, comentou Sérgio Ponciano, presidente da associação de moradores do bairro. A Praça Maria Corina Paim, na Barra, em frente à igreja católica ‘Sagrado Coração de Jesus’ também está de cara nova depois das ações realizadas nesta terça, 10, pelos funcionários da secretaria. Bancos e mesas de pingue-pongue receberam nova pintura, brinquedos, como balanços e gangorras foram trocados. O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, explicou que as ações vão melhorar as atividades de lazer e entretenimento, nos bairros. “A secretaria vem realizando serviços de limpeza das ruas, asfaltamento, intervenções para contenção de pontos de erosão formados pelas águas pluviais, poda de árvores, pintura de meio fio, retirada de lixo e inúmeros outros serviços que contribuem para um novo visual, o que, no final, deixa a população mais satisfeita”, diz.

Exposição 'Memórias da Cidade'na porta de entrada da Prefeitura-11 de julho - A Secretaria Municipal de Cultura está realizando, junto à porta de entrada do prédio da Prefeitura, a exposição "Memórias da Cidade – A História de Teresópolis Contada Através de Fatos e Imagens”. A mostra é itinerante e faz parte da programação em comemoração aos 121 anos de emancipação político-administrativa.Com o objetivo de apresentar à população a história do município, da colônia aos tempos de hoje, a exposição mostra como era Teresópolis, nos séculos 19 e 20, através de fotos de casarões, como o Palácio Sloper, a casa do prefeito Sebastião Teixeira e a primeira prefeitura. Histórias de visitantes ilustres que passaram pelo município, imigrantes que ajudaram na sua formação e a antiga Estação Ferroviária também fazem parte da mostra. Importantes autores da literatura brasileira, como Olegário Mariano, Manoel Bandeira e José de Alencar, que utilizaram Teresópolis como cenário de suas histórias, também podem ser vistos na exposição."Memórias da Cidade – A História de Teresópolis Contada Através de Fatos e Imagens”, ficará na entrada da Prefeitura até o dia 27 de julho e depois retorna à Casa da Memória Arthur Dalmasso.

Serviços e obras se estenderão por todo o bairro de São Pedro-11 de julho – As ações da secretaria de Obras e Serviços Públicos foram intensificadas na quarta-feira no bairro de São Pedro. Ao mesmo tempo cerca de 80 profissionais, 13 caminhões, oito retroescavadeiras, um rolo compressor, uma escavadeira e uma patrol trabalhavam na recuperação e melhoria de diversos pontos da zona urbana do município.Segundo Denílson Moraes, secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, as ações trarão melhor qualidade de vida para a população. “Estamos melhorando os acessos, o ir e vir de moradores, motoristas e pedestres. Outra preocupação que temos é com relação à saúde pública. Por isso, também estamos fazendo um trabalho de limpeza de ralos, bueiros e a ligação de redes de esgotos, com o objetivo de evitar a proliferação de doenças e mau cheiro”, detalhou.Na área do bairro de São Pedro, já vistoriada pela secretaria, todas as ruas e servidões do Rosário, Perpétuo e Pimentel receberão, nos próximos dias, as obras e serviços que necessitarem. No momento estão sendo reparos em galerias na rua Fileuterpe e na servidão Bom Pastor; operação tapa buracos na rua Zenóbio da Costa e capina e limpeza na rua Acre e na Servidão Daniele.

Teresópolis FC inicia preparação para o campeonato carioca 2013-11 de julho – “O objetivo é formar uma equipe competitiva”, enfatiza Frederico Menezes, presidente do Teresópolis Futebol Clube, que iniciou essa semana o treinamento para a disputa da Série B do Campeonato Carioca 2013. “Estamos, no momento, fazendo uma avaliação de jogadores da cidade e de outros municípios”, prossegue, lembrando que o clube ainda está na expectativa da vinda de outros nomes.“Começar a montagem da equipe neste momento representa não só uma economia para o clube, como a possibilidade dos jogadores estarem em melhores condições físicas do que os rivais quando o campeonato começar”, explica Menezes. “Por outro lado, começando mais cedo vamos conseguir contratar jogadores, que acabam sendo mais visados e, consequentemente, mais caros conforme as competições vão se aproximando”, diz.O Teresópolis FC está trazendo oito jogadores do Aracruz, que conquistou o Campeonato Estadual Capixaba 2012. Além dos reforços de fora da cidade, o clube também está investindo nos chamados “prata da casa”, como o goleiro Douglas Costa, que recentemente conquistou o vice-campeonato da Super Liga Futsal Rio, categoria adulto. “Queremos formar uma equipe que possa fazer um bom papel no Carioca”, conclui Frederico Menezes.

Feirinha do Alto e Praça do Sakurá são recuperadas pela prefeitura-11 de julho – As equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da prefeitura de Teresópolis continuaram, na quarta-feira, dia 11, em diversos bairros da zona urbana do município, trabalhos de recuperação de galerias, recomposição de paralelos e capina e limpeza. As intervenções aconteceram na estrada do Fraze e na estrada Grande Circuito, ambas no Parque do Imbuí; na rua Vardelino Rocha, no Jardim Meudon; e na rua Rio de Janeiro, em Araras. Em Iúcas, na rua Waldir Luiz Silva e no Caleme, na estrada do Triunfo, profissionais estão fazendo a recomposição de paralelos. Já a capina e limpeza está sendo feita no Meudon, na rua General Augusto Sevilha e no Bairro dos Funcionários, na rua Alberto Oliveira. Homens também atuam na limpeza e retirada de terra na rua Brasília, no Alto, e na rua Ita, no Meudon.A Feirinha de Teresópolis, no Alto, também está recebendo reparos, como limpeza, confecção de bancos e pintura. Já a praça José Augusto Vieira, onde fica a Escola Municipal Sakurá, no bairro Ermitage, está tendo o piso recuperado com a recomposição dos intertravados. 

Posto da Prefeitura libera recursos da Caixa para vítimas da chuva de abril-11 de julho – Até a última terça-feira, 10, a Caixa Econômica Federal já havia liberado R$ 16.204.351,34 do Fundo de Garantia de pessoas atingidas pelo temporal de 6 de abril e que têm direito a resgates até o limite de R$ 6.220, Foram feitos 10.700 atendimentos, em doze guichês, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, na Várzea.“A preocupação da Prefeitura com a instalação dos guichês é no sentido de dar maior conforto às pessoas interessadas. Tudo é feito para dar mais atenção a quem sofreu com a chuva. Chegou com a senha, o solicitante é atendido no mesmo dia”, explica Antônio Carlos Moura secretário municipal de Planejamento.Além de ajudar as vítimas da chuva a retomarem suas vidas, o dinheiro também movimenta a economia do município. “Os comerciantes perceberam uma melhora no movimento depois que o Fundo de Garantia passou a ser liberado. Esse dinheiro está beneficiando tanto as pessoas atingidas quanto o comércio de Teresópolis”, avalia o secretário. O motorista Robson Pires Correa já sacou o seu Fundo de Garantia. “Adiantou bastante retirar esse dinheiro que eu só poderia sacar na aposentadoria. A antecipação dessa quantia vai me ajudar muito”, comemorou ele, que mora na Rua Fileuterpe, no bairro de São Pedro, alagada durante o temporal. Para sacar a quantia retida no FGTS é necessário apresentar original e cópia da carteira de identidade, da carteira de trabalho e do cartão do PIS. Também é preciso levar comprovante de residência dos meses de janeiro, fevereiro ou março, provando que a pessoa mora numa das áreas afetadas que consta da lista de endereços fornecida à CEF pela Defesa Civil Municipal.O atendimento prossegue até o dia 20 de agosto, de segunda a sexta, das 10h às 16h. Trezentas senhas são distribuídas, sempre às 18h do dia anterior, no posto móvel da CEF estacionado na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. O dinheiro é liberado em torno de cinco dias úteis.

Vale da Revolta e Fonte Santa recebem ações da Prefeitura-12 de julho – Asfaltamento, reparo de galerias e recomposição de paralelos são algumas das ações que foram implementadas pela Prefeitura de Teresópolis na quinta-feira, dia 12. no Vale da Revolta e na Fonte Santa. Outras equipes da secretaria de Obras e Serviços Públicos continuam atuando em diversos bairros da zona urbana do município.No Vale da Revolta, homens trabalham no asfaltamento da rua José Floros Dias, chegando ao entroncamento com a Rio-Bahia. Acompanhados de perto pelo secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, 12 profissionais, um rolo compressor, uma retro escavadeira e um caminhão fazem o serviço em uma extensão de 1.200 metros. “Descia muita água nesta rua com o pavimento antigo. Tenho certeza que agora as coisas vão melhorar muito. A Prefeitura disse que ia fazer e realmente cumpriu. Estou muito satisfeito”, disse Carlos dos Santos Furtado, morador há 28 anos do local.Já na Estrada da Fonte Santa, próximo às Casas Populares, a Prefeitura recuperou a galeria que estava entupida e agora trabalha na recomposição dos paralelos que cobrem a tubulação. A próxima etapa do serviço será fazer a ligação da rede das residências à rede mestra e a colocação dos tampões. A rua Jorge Lóssio, no Alto, também recebeu o serviço de reparo de galeria. No local, a manilha havia quebrado e a água estava vazando, fazendo com que parte da via cedesse. A administração municipal está fazendo uma vistoria na área com o objetivo de verificar se outros trechos também precisarão ser trocados.Usando tinta para asfalto à base de água, processo ecologicamente correto, uma equipe da secretaria trabalhou na pintura de faixa divisória na avenida Oliveira Botelho, no Alto. O trabalho está sendo feito manualmente para que não haja congestionamento na via.

Secretaria de Segurança demarca estacionamento na Vila Muqui-12 de julho - A secretaria municipal de Segurança Pública de Teresópolis prossegue com o trabalho de sinalização das ruas da cidade. Esta semana a operação aconteceu na rua Fernando Martins, na Vila Muqui, que teve modificada sua área de estacionamento. Agora é possível estacionar apenas no lado direto de quem sobe. A medida visa aumentar o espaço de circulação dos veículos, melhorando o fluxo na rua, que é de mão dupla. Na noite de quinta-feira, foram colocadas placas indicativas de estacionamento regular e irregular. Foi feita também a pintura das faixas que dividem a Fernando Martins em duas pistas de rolamento. De acordo com o secretário da pasta, Marcos Antonio da Luz, as faixas vem contribuindo para ordenar o trânsito e dar mais segurança a pedestres e condutores de veículos.

Prefeitura inicia instalação de uma passarela de pedestres no Soberbo-12 de julho – Na manhã de quinta-feira teve início a instalação da estrutura metálica da passarela de pedestres em trecho da Avenida Rotariana, no Soberbo. A estrutura está sendo colocada na lateral da ponte sobre a Piscina Sloper, na altura da portaria da sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Com cerca de 12m de extensão e 1,10m de largura, a passarela garantirá mais segurança para a passagem de moradores e de pessoas que fazem caminhada e corrida ao longo da avenida. Após a instalação, será preparado o acesso para a passarela, com a colocação de piso intertravado e guarda-corpo nas laterais das cabeceiras da ponte.“Estatísticas mostram que passam por ali cerca de cinco mil pessoas por mês, fazendo caminhada e passando numa calçada de apenas 60 centímetros. Agora teremos uma passarela segura. A Prefeitura executa e o povo ganha de presente. Isso é segurança, é preservar vidas”, ressaltou Tião Correa, subsecretário de Obras e Serviços Públicos.Para o secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, a instalação da passarela é uma antiga reivindicação dos moradores da região. “A passarela era um anseio, devido aos riscos de atropelamento para quem passava no local. Além disso, veículos pesados faziam com que a ponte oscilasse bastante o que assustava os pedestres. Essa passarela é fundamental para o pessoal que caminha e que gosta de esporte”, salientou.

Equipe de projeto social conquista ouro e prata em torneio de Jiu-jítsu no Rio-13 de julho – Atletas do projeto social “Não Desista dos Seus Sonhos” conquistaram cinco medalhas de ouro e uma de prata na 4ª Copa Grande Mestre Helio Gracie de Jiu-Jítsu, realizada nos dias 7 e 8 no Grajaú Country Clube, no Rio de Janeiro.Com coordenação do professor Paulo Cesar Cotrin Chaves, o Barão, da equipe Barão Jiu-Jítsu, as crianças do projeto social representaram Teresópolis junto com a equipe Esporte e Ação Comary Gracie. A participação dos jovens atletas teresopolitanos das duas equipes contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.“Levar sete atletas para a competição e trazer para nossa cidade cinco ouros e uma prata é um resultado excelente. Estamos formando campões para o esporte e para a vida”, comemorou Barão. “Agradeço ao grande mestre Geny Rebello, um dos precursores do jiu-jítsu em Teresópolis, pelo seu incentivo, e a todos os patrocinadores do nosso projeto social”, como SAF Assistencial, União Central Teresópolis, Nova Teresópolis, A Carrapeta, Clênio Imóveis, Catão Imóveis, Val Festas, Photo Santa Tereza, Studio Itália e Papelaria Globo. Conquistaram medalhas de ouro, representando o projeto social “Não Desista dos Seus Sonhos”, os atletas Juan Gabriel Resende e Rômulo Santos, na categoria Pena; Carlos Eduardo Silva, na categoria Leve; Gustavo Souza e Alice Rafaela da Conceição, na categoria Médio. Já o atleta Conrado Soares da Silva conquistou medalha de prata na categoria Leve. Também compôs a equipe o atleta Klesian Resende, na categoria Leve.

Prefeitura vai inaugurar Centro de Internet Comunitária na Várzea-13 de julho – Será na próxima terça-feira, 17, às 14h, a inauguração do Centro de Internet Comunitária (CIC), uma parceria da secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Teresópolis com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) e a empresa Alterdata Software.Para o Secretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Ribeiro, a iniciativa vai contribuir com a inclusão digital da população. “Para facilitar o acesso do público, a Prefeitura cedeu um espaço bem no centro da cidade, recebeu o mobiliário da Alterdata e equipamentos do Proderj. É um presente para a cidade”, comemora Luiz Ribeiro.O CIC está sendo instalado em sala anexa ao Centro de Informações Turísticas na Praça Olímpica, na Várzea e conta com 12 computadores - um adaptado para deficientes físicos - impressora e acesso à internet.O telecentro oferecerá acesso livre e gratuito à Internet para pesquisas escolares, uso de redes sociais e emissão de segundas vias de documentos, entre outros serviços. Para ajudar a população no atendimento, haverá um agente de inclusão digital do Proderj no local. O horário de funcionamento da estação está sendo definido. A ideia é que sejam oferecidos cursos de alfabetização digital, realizados pelo Proderj, que serão gratuitos e para todas as idades.

Escola municipal faz exposição sobre brinquedos e brincadeiras-12 de julho – A Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento, no Complexo do Tiro de Guerra, no bairro São Pedro, desenvolveu projeto que aborda o tema “Brinquedos e Brincadeiras, a arte de brincar”. O trabalho, desenvolvido durante todo o semestre, atende a proposta pedagógica da unidade escolar de oferecer às crianças a liberdade de escolher e pesquisar os assuntos de seu próprio interesse. Trabalhado pela equipe de professores e seus alunos do 1º, 2º e 3º anos, a atividade culminou com a produção de uma exposição montada a partir dos questionamentos dos próprios estudantes sobre o surgimento dos brinquedos e das brincadeiras: a criação da boneca Barbie, os riscos de algumas brincadeiras, onde são feitos os brinquedos e outros. A pesquisa foi feita dentro da Região Sul do país.De acordo com a diretora da escola, Ana Paula Pimentel, “brincar é fundamental na vida de uma criança porque promove comunicação, socialização e o desenvolvimento integral. E o mais interessante nesta maneira de trabalhar é que percebemos um maior envolvimento e interesse dos alunos com as tarefas escolares. O retorno é sempre positivo, em especial neste projeto que trata de um tema agradável a eles: brincar”, explicou Ana.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário